Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A equipe de robótica Tucuna, integrada por alunos da Escola Sesi de Araguaína, está qualificada para participar da RoboCup 2023, maior competição de robótica autônoma do mundo, após sagrar-se campeã nacional. A 26ª edição do evento será sediada em Bordeaux, na França, de 4 a 10 de julho, no Parc des Expositions.

A dupla de sesianos Regimar Negreiro e Sérgio Gabriel representa o Tocantins e o Brasil no torneio e irão disputar na categoria RoboCupJunior – Resgate contra equipes de todo o mundo. Esta modalidade é realizada em um ambiente simulado de desastre hostil, no qual um robô completamente autônomo, desenvolvido pela equipe, recebe a tarefa de resgatar todas as vítimas sem interferência humana.

Além da oportunidade de conquistar títulos, a RoboCup 2023 possibilita o contato com os milhares de visitantes e pesquisadores em robótica e inteligência artificial reunidos no evento, motivando os competidores tocantinenses.

“Estou muito entusiasmado e mal posso esperar para testar as habilidades do nosso robô nas situações de resgate que serão criadas no evento, além de interagir com os outros competidores e compartilhar conhecimentos. Estamos determinados a aperfeiçoar nosso robô cada vez mais e superar os desafios do percurso de resgate, buscando sempre inovação e aprendizado. Tenho certeza de que essa experiência será incrível e estamos ansiosos para fazer parte desse evento emocionante”, disse o aluno-competidor Regimar de Deus Negreiro.

“Nossa expectativa está a mil! Representar o Brasil é uma responsabilidade muito grande e estamos muito empenhados em busca de um bom resultado, tanto para nossa escola, quanto para nosso país”, pontuou o aluno-competidor, Sérgio Gabriel Timóteo

O técnico da equipe também compartilha sua expectativa. “Diante do privilégio alcançado, estamos bem empolgados em representar nosso país no evento, cientes da responsabilidade de nos esforçarmos em busca de um resultado satisfatório, no intuito de trazer orgulho, tanto para nossa escola, quanto para nossos amigos e familiares em geral”, concluiu o professor de robótica do Sesi Tocantins, Ulisses Parreira.

A Escola Sesi de Araguaína participa da Olimpíada Brasileira de Robótica desde 2014 e, em 2022, os alunos conquistaram o primeiro lugar do pódio na etapa nacional e garantiram a vaga na competição internacional.

O superintendente do Sesi Tocantins, Fernando Wirthmann Ferreira, avalia a ida da equipe como uma resposta positiva do investimento do Sesi em robótica dentro das escolas.

“A participação da equipe Tucuna, na maior competição de robótica do mundo, demonstra o grande esforço e investimento do Sesi Tocantins na aplicação da pedagogia ativa para o desenvolvimento de competências dos nossos estudantes. Com uma proposta curricular inovadora e com foco na educação em Steam, o Sesi tem a Robótica como um ponto forte do nosso jeito de educar. Para o próximo ano teremos a ampliação da Unidade Escolar de Araguaína e o aumento do número de equipes. Aproveitamos para convidar toda a população do Tocantins para conhecer as unidades do Sesi e embarcar no nosso novo modelo de educação”, pontuou o superintendente.

RoboCup Bordeaux 2023

Esta é a 26ª edição da maior competição de robótica e inteligência artificial do mundo, sendo considerada popularmente a Copa do Mundo da robótica. O evento é coorganizado pela Universidade de Bordeaux e seus parceiros, a Region Nouvelle-Aquitaine, Bordeaux Metropole e o Ministério da Educação e Juventude. A expectativa da organização é de que o evento reúna 40 mil visitantes e pesquisadores em robótica e inteligência artificial. Durante 7 dias de competição, robôs divididos em 45 países disputarão em várias categorias. Para mais informações, acesse o portal da competição.