Só no primeiro semestre de 2023, a Diretoria de Empregabilidade da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína já realizou mais de 2.195 atendimentos com oficinas, ações comunitárias, palestras e cursos na área da beleza, artesanato e administrativa. Para o segundo semestre deste ano, mais de 200 novas vagas gratuitas estão disponíveis para oito formações diferentes.
As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho para os cursos de manicure, pintura em tecido, crochê, bordado à mão e artesanato em feltro, que possuem 60 horas de duração, e o curso de cabeleireiro, que tem carga horária de 80 horas.
Já em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), há vagas para cursos de média duração, com 160 horas de aulas. As turmas serão abertas para capacitações em informática básica e assistente administrativo
Como posso participar?
As qualificações são realizadas pelo Centro de Geração de Renda que atua na Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína em parceria com a comunidade, associações de bairros, igrejas, ONGs, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Quem tiver interesse pelos cursos pode entrar em contato com os telefones do Centro de Geração de Renda: (63) 3412-3569 e 99275-4202. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Os locais e horários dos cursos serão divulgados após o fechamento das turmas.
Já nos cursos em parceria com o Senac, as inscrições devem ser feitas no telefone (63) 3321-5200. Todos estão previstos para iniciarem no dia 1º de agosto, na Escola Municipal Joaquim Sabino.
Benefício da cidade a zona rural
As iniciativas já atenderam moradores de 18 bairros de Araguaína, como Raizal, Novo Horizonte, Maracanã, Centro, Araguaína Sul, Bairro Eldorado, Setor Palmas, Costa Esmeralda, Lago Azul I, III, IV e entre outros, além do povoado Garimpinho e os assentamentos P.A Chaparral II, Paraíso, Três Riachos e Rio Preto.
Ganhos financeiros e mentais
Nos últimos dois anos e meio, o número de atendimento ultrapassou 10.780 moradores beneficiados pelo Centro de Geração de Renda. De acordo com a diretora de Políticas Públicas de Empregabilidade, Juliane Carneiro, a qualificação é uma oportunidade para ter um aumento na renda. Além da gratuidade para matrículas, os materiais também são cedidos pelo município.
“A pessoa tem resultados iniciais sem investimento financeiro, o que facilita a rentabilidade, e temos alunos que entram no mercado de trabalho a partir do que foi aprendido nos cursos”, conta Juliane.
A diretora também destaca os benefícios para a saúde mental após a conclusão dos cursos. “Também somos procurados por pessoas em vulnerabilidade social, que estão com o emocional fragilizado e encontram nos cursos uma atividade terapêutica. Elas relatam que tiveram uma melhoria em sua qualidade de vida”, ressalta a Juliane.