Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) abriu inscrições para técnicos e extensionistas que desejam participar do Programa ABC Corte. Os interessados têm até o próximo dia 8 de agosto para se inscreverem. O Programa é voltado especialmente para engenheiros agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas e técnicos agrícolas. O ABC Corte promove tecnologias associadas ao manejo do pastejo, à correção e adubação de pastagens, à suplementação animal e às técnicas de gestão rural.

Por meio da parceria com extensionistas e técnicos públicos e privados, o programa atende propriedades no Mato Grosso, Sul do Pará e mais 20 cidades do Tocantins, tais como Araguatins, Araguaína, Gurupi, Pedro Afonso, Porto Nacional, etc.

O zootecnista da Embrapa Pesca e Aquicultura, Pedro Alcântara, enumera as vantagens para os técnicos em participar do Programa. “Eles passam por atualização tecnológica; têm acesso a uma rede de trabalho e colaboração consolidada e experiente; têm possibilidade de aumento e qualificação de demandas; valorização do profissional e dos serviços prestados, além do acesso a informações técnicas validadas para a região”.

O ABC Corte busca a intensificação da produção de carne em pastagens, por meio de uma rede de técnicos multiplicadores e Unidades de Referência Tecnológica nas tecnologias ABC, relacionadas à recuperação e intensificação de uso de pastagens.

Para o produtor, promove o aumento da produtividade. “Em Novo Jardim (TO), por exemplo, a produtividade chegou a alcançar até 51 arrobas por hectare/ano, enquanto a média em outras áreas da fazenda era de 4,5 arrobas por hectare por ano”, destaca Cláudio Barbosa, um dos responsáveis pelo Programa na Embrapa Pesca e Aquicultura. Os produtores que desejarem fazer parte do programa devem entrar em contato com a Embrapa.

Compromissos com o Programa

Os técnicos e extensionistas também assumem compromissos com o ABC Corte, tais como participar dos eventos promovidos pelo Programa; implantar uma URT com pelo menos um módulo entre as suas propriedades assistidas; aplicar plenamente a metodologia ABC Corte nas URTs; adotar as ferramentas de anotações, controle e gestão das URTs, mantendo-as devidamente preenchidas, atualizadas e compartilhadas com a Embrapa; visitar regularmente as suas propriedades assistidas para conduzir suas URTs em contínuo contato por aplicativos de mensagens ou telefone com a Embrapa; apresentar os resultados das URTs nos eventos previstos dentro das capacitações e sempre que solicitado pela Embrapa.   

O Plano ABC é uma política pública composta de um conjunto de ações que visam promover a ampliação da adoção de algumas tecnologias agropecuárias sustentáveis com alto potencial de mitigação das emissões de GEE e combate ao aquecimento global.

São parceiros do ABC Corte a Conservação Internacional (CI Brasil), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Sebrae, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) Yara Fertilizantes e Agro 365.