Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes

O Tocantins está entre os estados mais rápidos para se abrir uma empresa no Brasil. O ranking nacional feito pelo pelo Governo Federal mostra o estado na sexta posição. Os dados são referentes ao mês de junho.

Hoje, a Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) leva em média apenas 3 horas, 11 minutos e 9 segundos para registrar uma empresa. Essa rapidez é um dos diferenciais para o estado ter um ambiente de negócios atrativo e competitivo. 

“O Governo do Tocantins está comprometido em oferecer um serviço de qualidade, focado na agilidade e na eficiência, para que os empresários possam iniciar suas atividades o mais rápido possível”, afirmou o presidente da Jucetins, Issam Saado. 

Tempo total

Além do tempo de registro, soma-se à média total a duração dos processos de viabilidade e obtenção de CNPJ, que são responsabilidades, respectivamente, dos municípios e da Receita Federal. O tempo total se torna maior, porque a viabilidade, por exemplo, varia de município para município.

Com isso, o Tocantins leva ao todo uma média de 13 horas, 02 minutos e 56 segundos para abrir uma empresa. Esse é o tempo que faz o estado figurar na sexta posição do ranking nacional no mês de junho. 

Desburocratização

O presidente da Jucetins explicou que a desburocratização e a agilidade nos processos são fundamentais para atrair investimentos e fomentar o empreendedorismo no estado. “Estamos cientes de que as empresas são geradoras de empregos e impulsionadoras do desenvolvimento econômico, e, por isso, nos esforçamos para criar um ambiente favorável para o surgimento e crescimento dos negócios”, frisou. 

O registro empresarial no Tocantins é todo feito pela internet, por meio do portal Simplifica Tocantins, que está integrado aos 139 municípios tocantinenses, graças a uma parceria com o Sebrae. Até mesmo a assinatura é completamente digital, com o benefício de ser gratuita, caso o usuário opte pelo gov.br

Outro grande benefício concedido ao novo empreendedor é o “deferimento automático”, processo que permite ao contribuinte receber o número do seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CPNJ) instantaneamente.

“Através do Simplifica exclusivamente digital e da adoção de práticas inovadoras, conseguimos simplificar os trâmites necessários para abrir uma empresa, eliminando etapas burocráticas desnecessárias e reduzindo o tempo médio de espera”, informou o coordenador do Simplifica Tocantins, Rubens Santos. (Jucetins)