Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luciana Pires

Foto: Luciana Pires

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas, por meio da equipe de especialistas da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), realizou nessa quinta-feira, 6, a coleta de carrapatos no Parque Cesamar. O objetivo dessa coleta mensal é identificar as espécies de carrapatos presentes e determinar sua proporção no local.

Segundo Meire Rodrigues, diretora da Vigilância em Saúde, a coleta e identificação de carrapatos fornecem informações importantes sobre a presença e distribuição desses parasitas na área. “Isso ajuda a avaliar os riscos de infestação por carrapatos em regiões específicas e contribui para a implementação de medidas adequadas de controle e prevenção”, explica a diretora.

Meire enfatiza que essa ação é preventiva e, até o momento, não foram registrados casos ou suspeitas de febre maculosa em Palmas.

Segundo o biólogo da UVCZ, Anderson Brito Soares, após a coleta, os carrapatos capturados são recolhidos com uma pinça e colocados em recipiente com álcool, e depois enviados ao laboratório para triagem, contagem e identificação das espécies.

Febre Maculosa 

A febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida pela picada de carrapatos infectados. É causada pela bactéria Rickettsia rickettsii e apresenta sintomas como febre alta, dores de cabeça intensas, erupção cutânea e complicações em órgãos internos. É importante buscar atendimento médico ao apresentar sintomas suspeitos após exposição a carrapatos. Os carrapatos que atuam como vetores da febre maculosa são conhecidos como carrapatos-estrela (Amblyomma spp.), e eles podem ser encontrados em áreas rurais e de mata. (Secom Palmas)