Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) está aberto para visitação ao público durante todo o mês de julho, sem necessidade de agendamento prévio. A programação é uma boa alternativa para o período de férias escolares. A exposição fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, e está localizada em Palmas, no Complexo de Ciências Agrárias (CCA), na Rodovia TO-050, Km 23, estrada vicinal, a caminho do Parque Agrotecnológico da Agrotins.

O acervo completo conta com aproximadamente cinco mil animais, sendo que cerca de 600 ficam expostos no salão para visitação do público. A estudante do 9º ano da ETI Almirante Tamandaré, Amanda Silva Lima,visitou o Museu durante a Agrotins desse ano e recomenda. “Recebemos informações que podem nos ajudar para vida toda. A gente aprende sobre espécies que nem sabíamos que existiam no nosso próprio bioma, aqui no Tocantins”.

De acordo com os responsáveis pela coletânea, os animais que mais chamam a atenção são o leão, a zebra, o canguru, o pinguim e a onça pintada. Considerada uma espécie vulnerável à extinção, a onça está no nosso bioma regional, considerada o maior felino do continente americano, pode ser vista de perto em um ambiente que imita seu habitat natural.

A curadora do museu, Eloisa Paula Bispo de Sousa, reafirma que durante as férias escolares, a visita ao museu é “um passeio atrativo, educativo, animado e muito enriquecedor, crianças e adultos de todas as idades vão se surpreender ao conhecer de perto a fauna do Brasil e do mundo”.