Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neste mês de julho o projeto Palco Giratório do Sesc chega ao Tocantins. A programação vai acontecer nas cidades de Araguaína e Palmas. O projeto busca realizar um intercâmbio cultural pelo o País com apresentações de trabalhos de teatro, dança, circo, intervenção urbana e performance.

Em Araguaína a programação acontece nos dias 25 e 26 de julho, no Centro de Atividades Sesc Araguaína - Anselmo da Silva Moraes e na Via Lago. A programação conta com oficina e espetáculo circense.

Oficina: Comédia Física com Enfoque na Arte do Palhaço

Inscrições: gratuitas e podem ser realizadas até o dia 21 de julho pelo o link: https://forms.gle/uYbpTUa2Dr8rnCHu6

Ministrante: Cia. Os Palhaços de Rua (PR)

Data: 25 de julho (terça-feira)

Hora: 18 às 22 horas

Local: Centro de Atividades Sesc Araguaína - Anselmo da Silva Moraes e na Via Lago

Público-alvo: Estudantes de teatro, circo, dança, curiosos e todos aqueles que desejam descobrir novas possibilidades corporais de riso.

Classificação: 15 anos.

A oficina é uma via de estudo para aqueles que desejam ter contato com a arte da palhaçaria e descobrir como usar o elemento risível a partir do próprio corpo, apresentando as possibilidades corpóreas e situações de riso que serão construídas a partir de exercícios físicos e improvisações, jogos individuais e em grupo, e também com exercícios específicos para o estudo do palhaço. A oficina vai relacionar os aspectos do trabalho do ator com o trabalho do palhaço e investiga como podem dialogar na construção da cena cômica a partir da individualidade de cada pessoa.

Espetáculo: Vikings e o Reino Saqueado - Cia. Os Palhaços de Rua

Data: Quarta-feira, 26

Hora: 19h

Gênero: Comédia

Classificação: Livre

Local: Via Lago

Os palhaços Batata Doce e Turino estão imersos na cultura nórdica e se apresentam como “Atrapalhados Guerreiros Vikings”, voltando ao seu reino após terem realizado grandes viagens e desastrosas batalhas pelo mundo. Ao chegarem no seu reino, se depararam com sua rainha destruída e o trono tomado por duques.

Agora o grande desafio dos palhaços vikings é retirar os duques do poder e o devolver para o povo. Para isso, vão utilizar suas ferramentas circenses construindo um espetáculo de circo e teatro junto ao público tocantinense.

Palco Giratório

Projeto do Sesc Nacional que tem como objetivo o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil. Desde 1998, o Palco Giratório busca enfrentar o grande desafio desse segmento: o intercâmbio e a difusão de espetáculos.  Além da difusão, nas apresentações de trabalhos de teatro, dança, circo, intervenção urbana e performance, acaba se constituindo em uma formulação de pensamento, de reflexão e conhecimento, ao unir espetáculos, oficinas, intercâmbios e debates sobre a cena teatral brasileira.