Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Entre os brasileiros que vivem na região Norte, 40% tem planos de mudar de profissão, trabalho ou ocupação nos próximos 12 meses. É o que revela a 14ª edição da pesquisa Observatório Febraban feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) para a Febraban.

Trata-se do maior índice entre todas as regiões do País. A lista segue com o Nordeste, com 39% dos brasileiros com essa pretensão; com o Centro-Oeste, com 33%; Sudeste, com 32%; e o Sul, com 22%. Na média geral, 33% dos brasileiros contam com esse planejamento.

O último Relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho estima que ao menos 83 milhões de postos de trabalho sejam eliminados e outros 69 milhões seriam criados nos próximos cinco anos em 45 países analisados. 

"Mesmo a maioria dos brasileiros que vivem na região Norte afirmando não ter planos de mudar de profissão, trabalho ou ocupação, a mudança parece inexorável. Além disso, o aumento da digitalização poderá gerar grande rotatividade de profissionais, um alerta para que governos, empresas e trabalhadores se antecipem no provimento de lacunas entre habilidades atuais e necessidades futuras do mercado de trabalho", avalia o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe. (Febraban AI)