Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Adrielly Calixto

Foto: Adrielly Calixto

Em solenidade realizada na tarde dessa segunda-feira, 24, no Complexo de Delegacias da Polícia Civil, em Gurupi, a Prefeitura local e o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, formalizaram a doação do terreno para a construção da futura sede da cidade da Polícia Civil, no maior município do Sul do Estado. 

Na ocasião, a prefeita municipal Josi Nunes e o secretário-executivo da Segurança Pública, Reginaldo de Menezes Brito, que no ato representou o secretário Wlademir Mota Oliveira, assinaram a Lei que autoriza o município de Gurupi a repassar ao Governo do Estado do Tocantins, dois terrenos que totalizam 900 m², onde será construída a futura sede. 

Para Reginaldo de Menezes, a doação é um ato muito importante para toda a sociedade da região Sul do Tocantins e vem ao encontro dos anseios da PC-TO que há muito ansiava por ter sua sede própria na cidade de Gurupi. “Esse é um momento histórico para a Segurança Pública do Tocantins e, nesse ato, gostaria de parabenizar a prefeita Josi Nunes, os vereadores, secretários municipais, o delegado-regional Joadelson Rodrigues, e ao secretário da Segurança, Wlademir Mota, que muito se empenharam para que essa ação fosse concretizada com a oficialização da doação desses dois terrenos onde será erguida a Cidade da Polícia Civil em Gurupi”, ressaltou o secretário. 

Parceria entre Município e Estado

A prefeita Josi Nunes reforçou a relevância da doação dos terrenos para o Governo do Estado e que serão destinados à construção da nova sede da Cidade da Polícia Civil. “A doação desses dois espaços vem ao encontro das necessidades da Polícia Civil que precisava de um local adequado para a instalação de sua nova sede. Envidamos todos os esforços, juntamente com nosso secretariado, para que esse projeto pudesse ser viabilizado a fim de trazer mais conforto, comodidade, segurança e inovação. É um pleito antigo e fico imensamente feliz que na minha gestão, possamos concretizar essa doação que vai ser de grande valia para todos os gurupienses”, destacou a gestora municipal. 

A sanção da lei de doação do terreno é mais um passo rumo à concretização do projeto que teve início ainda no final do ano passado, quando o delegado titular 7ª Delegacia Regional de Gurupi, Joadelson Rodrigues Albuquerque, enviou ofício e pleiteou, junto à Prefeitura, a doação do espaço para construção da Cidade da Polícia Civil. No decorrer das tratativas, no último dia 29, em sessão realizada na Câmara de Vereadores de Gurupi, os parlamentares aprovaram por unanimidade, o projeto de Lei enviado pelo executivo municipal.

Economia significativa 

O delegado regional Joadelson Rodrigues Albuquerque ressaltou que a construção do prédio próprio da Cidade da Polícia Civil é um sonho antigo e que tem por princípio melhorar as condições de atendimento, fornecendo mais comodidade e funcionalidade para os policiais civis e também para os demais servidores que atuam nas mais de dez delegacias dentre circunscricionais e especializadas. 

Além disso, com a edificação da nova sede, a Polícia Civil será capaz de prestar um atendimento com ainda mais qualidade a toda população, não somente de Gurupi, mas também dos outros 17 municípios limítrofes que compõem a área de atuação da 7ª DRPC e que serão diretamente beneficiadas com a construção do novo prédio. 

A construção da nova sede da Polícia Civil representará uma economia de cerca de R$ 20 mil que são pagos mensalmente a título de aluguel, recurso esse que poderá ser investido em outras áreas como aquisição de armas, munições, viaturas e promoção de treinamento e cursos para os policiais civis da 7ª DRPC. 

“Estou imensamente feliz em poder receber aqui hoje em Gurupi, os gestores da Segurança Pública, bem como a prefeita Josi Nunes, secretários e parlamentares, para esse ato, que tanto significado tem para a PC-TO. Pois é revestido de muita luta, para que pudéssemos juntos, Poder Público Municipal e Governo do Estado, finalizar as tratativas para recebermos os dois terrenos que somam 1800m²”, finalizou o delegado. 

Melhoria dos serviços

“Quero externar minha satisfação em poder fazer parte desse momento ímpar para a Polícia Civil, uma vez que a instituição vem dando passos largos no sentido de promover maior conforto e condições de trabalho para os seus policiais. Esse ato hoje aqui em Gurupi, é muito importante porque começa a se concretizar um sonho de termos uma sede própria numa regional tão importante, que tem demonstrado bons resultados no combate à criminalidade”, destacou o delegado Roger Knewitz, que no ato, representou o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira. 

O agente de polícia Joaci Marques comemorou muito a formalização da doação dos terrenos. “A doação desses dois terrenos por parte da Prefeitura Municipal para a Segurança Pública é de grande valia, pois finalmente, a Polícia Civil terá sua sede própria, o que sem dúvida representa um grande avanço no combate ao crime, no atendimento à população. Com um prédio próprio, moderno, acessível e equipado, poderemos, enquanto policiais civis, prestar um serviço ainda melhor para a população que será grande beneficiada com essa nova obra”, classificou. 

Presenças 

O evento também contou a participação de vários secretários municipais, vereadores, dos delegados Jacson Ribas, Alicindo Augusto Celestino, demais policiais civis da 7ª DRPC, além de público em geral. (SSP/TO)