Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Rafael Batista/ DPE-TO

Foto: Rafael Batista/ DPE-TO

Em vistoria técnica realizada nesta quarta-feira, 26, no Hospital Geral de Palmas (HGP), o Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) constatou a ausência de diversos medicamentos e insumos na unidade pública estadual de saúde.

Na ocasião, dentre várias outras medicações, estão em falta a Cefalexina, o Omeprazol e a Ropivacaina; enquanto estão com baixo estoque a Metilprednisolona e a Bromoprida. Dentre os insumos, foi percebida a carência de extensor de bomba injetora para contraste, de luva cirúrgica estéril e de frasco par drenagem torácica; enquanto há estoque crítico de eletrodo descartável para eletrocardiograma e de cateter nasal para oxigênio.

Ampliação e reforma

Além das questões envolvendo a disponibilidade de medicamentos e insumos, a vistoria técnica do Nusa também envolveu a verificação do andamento das obras de ampliação e de reforma dentro do HGP.

Na ocasião, foram visitadas as obras do pronto socorro, da recepção e dos setores de oncologia, cardiologia, hemodinâmica e da enfermaria, além da farmácia.

Medidas

Participaram desta ação defensorial o coordenador do Nusa, defensor público Freddy Alejandro Solórzano, e a assessora jurídica do próprio Núcleo, Gianna Nathalya da Silva Alvarenga.

Sobre as medidas a serem tomadas em relação aos medicamentos e aos insumos, o Nusa informa que, inicialmente, vai buscar resoluções administrativas junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES). Já acerca das obras de reforma e ampliação, elas se encontram em andamento e serão constantemente acompanhadas pela equipe do Núcleo Especializado da DPE-TO para caso haja a necessidade de alguma intervenção. (DPE/TO)