Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Empreendedores no ramo de produtos ou serviços de bioeconomia devem ficar atentos ao programa Inova Amazônia, lançado pelo Sebrae com o objetivo de incentivar e impulsionar o mercado de bionegócios sustentáveis. As inscrições estão abertas e vão até o dia três de setembro e podem ser realizadas pelo site (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/inovaamazonia). O objetivo desta fase é a seleção de até 30 projetos por Estado, que receberão capacitações durante quatro meses.  

A iniciativa é focada em fomentar a criação de negócios inovadores, mais conhecidos como startups e conta com uma premiação para as ideias que ficarem em 1º, 2° e 3° lugar. Os valores são de 30 mil, 20 mil e 10 mil respectivamente.  

De acordo com diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, o Inova Amazônia irá selecionar ideias inovadoras com o objetivo de estimular o empreendedorismo responsável que respeite e preserve o meio ambiente, ao mesmo tempo em que gere impacto positivo na economia local. “Uma das principais vertentes do programa é a capacitação dos empreendedores selecionados. O Inova Amazônia oferece cursos, workshops e treinamentos em diversas áreas fundamentais para o sucesso dos negócios, como gestão empresarial, marketing digital, finanças, sustentabilidade, inovação, tecnologia e conexões estratégicas”, explica. 

O analista do Sebrae Gilberto Martins destaca que o Inova Amazônia tem como premissa a exploração e o uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia. O programa tem a meta de gerar novos negócios, agregar valor às empresas existentes e fortalecer o ecossistema de bioeconomia amazônico, por meio da inovação, aproveitando os temas atuais como consumo consciente e cuidados com a saúde e o meio ambiente que alimentam uma demanda crescente por produtos e serviços sustentáveis. “Como o próprio nome diz, quem pretende inovar, fazer algo diferente para entrar no mercado, deve se inscrever no programa”, enfatiza. 

Serão apoiados projetos inovadores que partam da preservação, conservação ou utilização sustentável de recursos naturais da Amazônia Legal, e que tenham suas soluções aplicadas às seguintes áreas: Alimentos; Agricultura; Aquicultura e Pesca; Bebidas; Biocombustíveis; Bioenergia; Bioplásticos e Embalagens; Casa e construção; Ecodesign; Ecoturismo; Farmoquímico e Farmacêutico; Fitoterápicos e Nutracêuticos; Florestas; Higiene, Perfumaria e Cosméticos; Indústria Têxtil e Moda; Química e Novos Materiais; e Tecnologia da Informação e Logística aplicadas aos segmentos de Bioeconomia. 

Para mais informações leia o edital na Agência Sebrae de Notícias (ASN).