Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A fim de tratar sobre a adoção de medidas de acolhimento das vítimas, a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit), Isabelle Figueiredo, participou nessa terça-feira, 8, do evento em alusão ao primeiro ano do Movimento Nacional em Defesa das Vítimas. O encontro foi promovido na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília.

No evento, a coordenadora do Navit anunciou uma iniciativa inédita, que em breve, será adotada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO). A ação será a criação de  uma página do Navit no portal do MPTO, onde o cidadão e as autoridades policiais poderão realizar agendamentos às vítimas que tiverem interesse em receber auxílio do MPTO. A iniciativa foi aplaudida pelos conselheiros do CNMP.

A promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, afirma que o Ministério Público do Tocantins avança cada vez mais no acolhimento e na tratativa com as vítimas de crimes no Estado. “Estamos sempre atentos a isso, e não mediremos esforços para que as vítimas tenham o seu direito reparado”.

No encontro, o Corregedor Nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque, expediu a Recomendação CN nº 05/2023, com orientações às unidades e ramos do Ministério Público brasileiro para adoção de ações destinadas a assegurar a atuação ministerial voltada ao acolhimento das vítimas de violência e à supressão da revitimização no âmbito institucional.

Além da coordenadora do Navit, o evento contou com a presença das promotoras de Justiça do Tocantins, Munique Vaz, uma das organizadoras do evento, e Jacqueline Orofino, que, no momento, integram o CNMP.