O secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, recebeu na tarde desta quarta-feira, 16,a visita da Adjunta do Chefe do Serviço Econômico Regional da Embaixada da França, Marina Mayaux Abié, acompanhada da Adida de Políticas Públicas, Bianca Soares Pimentel, em reunião estratégica para apresentar as potencialidades do Tocantins, com o objetivo de fortalecer as relações entre Brasil e França.
Em reunião, foram discutidas oportunidades de negócios em setores estratégicos no Estado. O gestor da Sics, apresentou os potenciais logístico e econômico do Tocantins, e na oportunidade aproveitou para apresentar o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e potencializar as principais cadeias produtivas do Tocantins.
Durante as apresentações, Marina Abié, parabenizou as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado e enfatizou o interesse da embaixada em estabelecer parcerias. “É muito interessante essa oportunidade de conhecer melhor as políticas locais, iremos trabalhar para fortalecer as nossas relações”, disse.
O gestor da Sics, ao apresentar as potencialidades do Estado, lembrou as ações que o governo vem desenvolvendo para alcançar a eficiencia logística.
“Estamos trabalhando para o desenvolvimento econômico do nosso Estado, temos um grande potencial agrícola e contamos com uma localização privilegiada, fazendo fronteira com seis estados, o Governo está investindo na construção de rodovias, ferrovias, o que nos torna uma região de excelente logística multimodal”, disse o gestor.
Fieto
Na Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), em Palmas, as representantes da Embaixada Francesa foram recebidas na manhã desta quinta-feira, 17, pelo conselheiro Sérgio Tavares - representando o presidente da entidade, Roberto Magno Martins Pires -, juntamente com o consultor técnico da Fieto, José Roberto Fernandes.
Foto: HiroshiO conselheiro Sérgio Tavares falou sobre o trabalho da Federação que segue a diretriz da Confederação Nacional da Indústria na defesa de interesses do segmento com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento regional, a exemplo da elaboração de estudos como o das principais potencialidades das cadeias produtivas do estado entregue na oportunidade.
As representantes estão em missão em Palmas desde ontem, 16/08, cumprindo agendas com foco na prospecção de parcerias com instituições públicas e privadas e reforço da retomada das relações entre os dois países. Na Fieto, a visita objetivou conhecer um pouco mais da indústria, "sua estrutura, característica e desafios”, como explicou a conselheira Marina destacando que o Brasil é o país que a França mais destina investimentos, à frente até mesmo da China.
No Tocantins existem 2.209 unidades industriais sendo a quase totalidade, 96%, de micro e pequeno porte e predominância da construção civil. O segmento gera cerca de 11% dos empregos e aposta na agroindustrialização como o futuro do Estado. (Com informações Fieto e Sics)