Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Aldenes Lima

Foto: Aldenes Lima

O titular interino da Secretaria de Estado da Saúde, Paulo César Benfica Filho visitou nessa quarta-feira, 16, as instalações da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e seus anexos, onde funcionam o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) e a Central. Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI).

Na ocasião, o gestor conheceu o laboratório de entomologia do Estado; a central de inteligência de vigilância em saúde, onde são elaborados os boletins de doenças e agravos como Dengue, Covid-19, Malária e outras; os laboratórios de processamentos de amostras, inclusive de citopatologia e a câmara de armazenamento de vacinas.

“Apesar de conhecer grande parte do pessoal que compõe a saúde, pelo tempo em que passei como superintendente jurídico da pasta, quero conhecer de perto o funcionamento de todas as áreas e as pessoas que fazem o Sistema Único de Saúde funcionar. Comecei pela Vigilância, mas irei em todas as demais superintendências e em todos os hospitais”, destacou Benfica.

Segundo a diretora de Gestão e Informação de Vigilância em Saúde, Maria do Socorro Vieira Freitas de Campos, o Tocantins tem sido referência. "Temos uma equipe que arduamente trabalha para manter dados atualizados e isso tem colocado o Tocantins como referência para o país. Ter um gestor interessado em saber como é o dia a dia desta equipe é motivador”, disse. 

Para a diretora do Lacen, Jucimária Dantas, esta aproximação do gestor com as áreas técnicas é muito importante. "E nos dar a oportunidade de mostrar as ações que estamos desenvolvendo, bem como pleitear algumas implementações, para que os serviços sejam mais aprimorados”, afirmou.