Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira/Secom-TO

Foto: Marcio Vieira/Secom-TO

Foi com uma expressão de orgulho e alegria que Aline Tayane Lima da Silva acompanhou o seu filho Artur Vasconcelos de Sousa, nessa segunda-feira, 21, no Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade I, em Palmas, para participar da solenidade de entrega de medalhas aos estudantes premiados na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

A solenidade foi realizada no hall da escola, com a presença dos pais, estudantes e professores, como uma forma de valorizar a conquista dos estudantes. Participaram do evento os alunos que foram contemplados com o certificado de Menção Honrosa, medalhas de bronze e de prata.

A estudante Juliana Pereira Luciano, 15 anos, atualmente cursa a 1ª série do ensino médio no Colégio Militar do Estado do Tocantins – Senador Antônio Luiz Maya e estava contente em receber a sua medalha de prata. “Foi a segunda vez que participei da olimpíada. Essa medalha representa o resultado de horas de estudos”, frisou. Juliana ressaltou que os estudos da Matemática auxiliam na ampliação do raciocínio lógico.

Outra aluna que estava feliz foi Laura da Silva Alves, 13 anos, que estuda na turma do 8º ano do ensino fundamental. “É gratificante fazer parte desse momento de premiação. Estudar Matemática me ajudou a melhorar o raciocínio e também me proporcionou fazer parte do Programa de Iniciação Científica (PIC)”, contou.

O estudante Mark Borges Siebem, 15 anos, medalhista de bronze, também falou do quanto participar da olimpíada lhe ajudou a ampliar o seu conhecimento nos diversos aspectos. “Neste ano eu estou fazendo parte do PIC e gostar de Matemática vai me ajudar a fazer a escolha para os cursos profissionalizantes”, ressaltou.

Herança de família

Aline, mãe do estudante Artur, contou que a cada dia seu filho se destaca na aprendizagem dos conteúdos de Matemática. “Ele também está classificado para a segunda fase da edição de 2023 da Obmep. Na família é uma tradição estudar Matemática, um vai compartilhando com o outro e sempre estamos incentivando o estudo das ciências exatas”, afirmou.

Professores olímpicos

O diretor da escola, major Magalhães, aproveitou a ocasião para ressaltar o trabalho dos professores de Matemática e o mérito dos estudantes. “Valorizar esses alunos premiados é uma forma de reconhecer o esforço que eles tiveram para estudar e se destacarem. Essa premiação é um mérito intelectual em Matemática e que este evento inspire outros estudantes a participarem das olimpíadas escolares”, explicou.

A professora de Matemática, Ana Cláudia Coelho de Oliveira, coordenou a solenidade de premiação. “Acredito que a Obmep representa um estímulo para os estudantes, pois eles aprimoram seus conhecimentos matemáticos e descobrem o valor da Matemática no dia a dia. Os alunos se tornam mais criativos em resoluções de problemas e se sentem mais felizes com suas habilidades”, esclareceu.

O professor Paulo Cleber, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e um dos coordenadores da Obmep no Tocantins, esteve presente. “A premiação da Obmep é uma experiência única, não só por causa da medalha, mas porque abre muitas oportunidades. O aluno premiado poderá participar do PIC, durante um ano, com bolsa do CNPq. Podemos citar algumas oportunidades, como ter direito a bolsas de estudos ao entrar na universidade. E temos várias universidades que os alunos medalhistas conseguiram entrar, sem o vestibular tradicional. Eles fazem o processo seletivo entre os medalhistas”, informou.

Eletiva

Como forma de motivar o estudo da Matemática, no Colégio Militar – Unidade I21há uma eletiva dedicada à Matemática olímpica e está sendo coordenada pela professora Mirene Silva. “Eu comecei explicando para os estudantes sobre as olimpíadas regionais e estamos mostrando as oportunidades que muitos alunos tiveram de transformação social por meio do sucesso nas olimpíadas”, destacou.

A olimpíada é um projeto nacional realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Educação (Mec) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).