Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Dornil Sobrinho

Foto: Dornil Sobrinho

O lançamento oficial da Rota Gastronômica de Porto Nacional aconteceu nessa segunda-feira, 21. O projeto conta com recursos do Sebrae e da Prefeitura Municipal de Porto Nacional, e tem por finalidade criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios na cidade, apresentando a gastronomia que se mistura com sua história, cultura, paisagem e regionalismo. De modo que estimule a inovação, a criatividade e a competitividade dos produtos e serviços turísticos.

O prefeito Ronivon Maciel esteve presente no evento e pontuou: “Hoje é um dia especial, enfim lançamos um projeto que ao longo de mais de anos foi arquitetado com muita competência pelo Sebrae, em parceria com a gestão municipal, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo. Porto Nacional possui muitas potencialidades e esse projeto vem de encontro ao anseio dos comerciantes que almejam sobressair com seus negócios. Isso é apenas o início, logo logo teremos mais entregas importantes que irão beneficiar a população e os empresários portuenses”, enfatizou o gestor municipal.

Foto: Dornil Sobrinho

A gerente do Sebrae em Porto Nacional, Milena Lima, disse em : “Hoje se consolida de fato todo o trabalho que a Prefeitura Municipal juntamente com o Sebrae vem realizando para o turismo de Porto Nacional. Mais uma entrega importante, há mais de dois anos estamos trabalhando com as empresas do segmento do turismo, e a gastronomia é de fato a proposta que traz o turista. Mais de 20 empresas aceitaram participar conosco dessa rota gastronômica, melhorando seus pratos, colocando uma pitadinha de ingrediente regional. Tenho certeza que os turistas e toda a população portuense ficará satisfeita. Muito sabor, muitas memórias afetivas e muito amor foram colocados em cada prato aqui presente”, pontuou.

Proprietária da Tradicional “Paçoca da Mônica", a micro-empreendedora Mônica Brito, comemorou o lançamento. “Estou muito contente com os bons resultados obtidos graças às capacitações ofertadas e graças a essa parceria da Prefeitura com o Sebrae. Minha expectativa é que com a consolidação da rota gastronômica muitos turistas sejam atraídos para conhecer melhor a nossa culinária, e desse modo alavancar as nossas vendas”, destacou.

Maria Lívia Alves, proprietária da "Estância São José", também celebrou o tão esperado lançamento da rota gastronômica de Porto Nacional.“A rota gastronômica tem sido muito importante para todos os empresários do ramo turístico de Porto Nacional. A nossa empresa e as demais que estão participando do projeto têm sido auxiliadas, na estruturação e na qualificação, para que cada empresa possa mostrar seu prato e as comidas típicas da região que todos possuem. Em resumo, é uma ação formidável”, concluiu.

O secretário municipal da Cultura e do Turismo, Fernando Windlin, também esteve no evento e em sua fala reforçou que a rota reunirá os principais pratos da culinária portuense. Hoje é a concretização de um trabalho árduo que tanto nos esforçamos para realizar. Apresentamos 20 pratos especiais que estão espetaculares. Estou imensamente grato e entusiasmado com tudo que está por vir”, finalizou.