Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Ana Luísa/Secom Gurupi

Foto: Ana Luísa/Secom Gurupi

Construir políticas públicas que garantam a dignidade da vida humana a partir de ações voltadas a crianças de até seis anos, assegurando o acesso à saúde, escola, água potável e alimentação digna. Esse é o propósito do projeto Gurupi pela Primeira Infância promovido pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

“Nós já temos essa preocupação com as crianças do nosso município e esse projeto vem para fortalecer e envolver a comunidade, as famílias dessas crianças, nessa política pública multidisciplinar abrangendo várias áreas importantes para o favorecer o bom desenvolvimento das nossas crianças”, disse a prefeita Josi Nunes.

O Gurupi pela Primeira Infância inicia na sexta-feira, 25, na Escola Municipal Valnir de Souza Soares e seguirá até o mês de dezembro, alcançando todas as 26 escolas e Centros de Educação Infantil (CEMEIs) do Município que atendem crianças de 1 a 6 anos de idade.

As atividades serão voltadas às crianças e também aos pais e responsáveis e incluem vacinação (DTP (tríplice), VOP (Poliomielite), Varicela e Febre amarela), avaliações de Índice de Massa Corporal (IMC) e de sinais vitais, orientações sobre escovação e entrega de kits de higiene bucal, atividades recreativas com o projeto Vida Saudável, educativas, e apresentações culturais e oficinas.

Para os pais haverá palestras com os temas: doenças transmissíveis, primeiros socorros e acidentes domésticos, vacinação (Bivalente – COVID, influenza, DT (antitetânica), febre amarela e hepatite B), um momento de conversa com a prefeita Josi Nunes e também apresentação das crianças da unidade escolar onde estiver acontecendo a ação.

A primeira unidade a receber a ação será a Escola Municipal Valnir de Souza Soares nesta sexta, 25. Na próxima semana serão as escolas José Pereira(28/08), Vila Nova (29/08), Elizeu de Carvalho (30/08) e Domingos Barreira de Amorim (31/08). E nos meses de setembro a dezembro serão realizadas nas demais unidades escolares.

“Contamos com a presença dos pais de crianças dessa faixa etária, 1 a 6 anos, pois esta é uma ação muito importante e uma oportunidade de junto com a comunidade construirmos políticas públicas que ajudem na melhoria da qualidade de vida dessas crianças”, reforçou a Prefeita.

Sobre a ação

A iniciativa faz parte do Pacto Nacional pela Primeira Infância. Uma campanha que visa contribuir na promoção de ações para a melhoria dos indicadores dessa faixa etária. No âmbito estadual o tema é Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, cujo termo foi assinado pelo governo estadual, prefeitos e gestores públicos dos municípios em maio deste ano.

O projeto prevê objetivos comuns como: reiterar o compromisso com o Pacto Nacional pela Primeira Infância; aproximar esforços das instituições públicas e capacitação da sociedade e dos servidores públicos sobre o tema; acompanhar os indicadores estaduais e municipais que apontam resultados de Políticas de Atenção à Primeira Infância; desenvolver ações voltadas a esse público-alvo e elaborar ou revisar o Plano Plurianual (PPA) e peças orçamentárias que constem, de forma clara e transparente, a identificação dos recursos investidos na priorização da primeira infância.