Em novembro, o projeto Arte ao Cubo do Sesc em Palmas recebe a exposição Brasiliano Pelo Olhar da Arte Urbana, das artistas Bruna Moreira (Bromou) e Walléria Miguel da Cunha (Wall).
A abertura e bate-papo com as artistas será no dia 12 de novembro, a partir das 18h30, na Praça Externa do Centro de Atividades Norte (502 Norte). A exposição é gratuita e a visitação segue até o dia 31 de janeiro de 2026.
Sobre a exposição
Brasiliano Pelo Olhar da Arte Urbana propõe uma imersão crítica e sensível sobre a identidade brasileira, por meio das cores vibrantes do graffiti e linguagem acessível da arte urbana. O termo “brasiliano”, que guia a temática da exposição, era usado no século XVI para designar os povos originários do Brasil. A exposição traz um contraponto simbólico, com a proposta de ressignificar o termo colonial com uma nova forma de olhar para o país, mais inclusiva, consciente e conectada às raízes populares.
Os murais também trazem uma caligrafia artística inspirada na técnica do “abridor de letras”, uma tradição da escrita manual que surgiu na região amazônica por volta de 1925 e que é utilizada até os dias atuais para nomear embarcações, caminhões e fachadas comerciais. Marcada por cores vibrantes, ornamentos gráficos e letras estilizadas, a exposição celebra a pluralidade cultural, ancestralidade e identidade brasileira.
Sobre as artistas
Bromou (Bruna Moreira) é artista visual natural do Rio de Janeiro, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Tocantins. Iniciou sua trajetória artística em Palmas, em 2018, mergulhando no universo do graffiti e da arte urbana. Seus trabalhos são marcados por cores vibrantes, temáticas regionais e pela presença constante de elementos da fauna e flora do cerrado brasileiro, que funcionam como assinatura visual de sua produção. Além de muralista, atua como designer, ilustradora e já colaborou com o mercado editorial infantil.
Wall (Walléria Miguel da Cunha), grafiteira de Itapevi/SP, iniciou sua paixão pela arte urbana em 2020, ao participar da West Side Gallery. Desde então, tem marcado presença em diversos eventos e festivais pelo Brasil, como Festival Jacuba, Graffiti Queens, Donas do Rolê, Potências Femininas, Mulheres Urbanas, entre outros. Também ministrou oficinas no Sesc Bauru e Sesc Pinheiros, em parceria com o Projeto Grafitar. Seu estilo é marcado por lettering, throw ups e personagens femininas, com uma estética lúdica e colorida que expressa reflexões positivas e empoderamento feminino.
