Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Nesta semana, em função dos feriados nacional e estadual, não haverá expediente nas repartições públicas da Prefeitura de Araguaína. No dia 7 de setembro, quinta-feira, é comemorada a Independência do Brasil, e, no dia 8, sexta-feira, é dia da Padroeira do Tocantins, Nossa Senhora da Natividade. Nesta data, o Município seguirá a Lei Estadual de nº 627/1993, que decreta o feriado estadual.

A medida não afetará as unidades e serviços considerados essenciais, que não podem ser paralisados ou interrompidos, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), PAI (Pronto Atendimento Infantil), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Hospital Municipal de Araguaína (HMA). A coleta de lixo também seguirá normalmente, sem alterações, e o transporte público coletivo disponibilizará ônibus a cada 40 minutos dos bairros para o centro e do centro para os bairros.

Já as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e demais serviços de atendimento ao público com agendamento estarão fechadas.

Independência do Brasil

O País se tornou independente da Corte Portuguesa em 7 de setembro de 1822, a partir do simbólico grito proclamado por Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, atualmente um riacho localizado em Mogim Mirim (SP). Em 1888, o movimento foi retratado em uma obra de arte, intitulada como “Independência ou Morte” do artista brasileiro Pedro Américo.

Nesse feriado nacional, Araguaína irá celebrar a data com o tradicional Desfile Cívico, que será realizado às 7 horas, na Via Lago. O evento reunirá 485 alunos de 37 escolas municipais, além de outras escolas e instituições participantes, e será dividido em 14 pelotões, com o tema "Unidos na Construção da Paz".

Dia da Padroeira do Estado

O Tocantins é o único estado brasileiro que possui Nossa Senhora da Natividade como padroeira. A imagem dela foi a primeira a chegar na região, trazida pelos padres jesuítas por meio do Rio Tocantins para a Vila de São Luiz, que atualmente é o município de Natividade, uma das cidades mais antigas do Estado, com 288 anos.

Após campanhas dos fiéis, no dia 15 de agosto de 1992, durante a Romaria do Bonfim, Nossa Senhora da Natividade foi instituída oficialmente como a padroeira do Tocantins e foi considerada pelo papa João Paulo II a protetora dos tocantinenses.

Com o nome que significa “nascimento”, segundo a história cristã, 8 de setembro é considerado o dia em que a mãe de Jesus nasceu. A celebração da Nossa Senhora da Natividade ocorre nove meses depois da Festa da Imaculada Conceição de Maria, 8 de dezembro. Para os devotos, esse intervalo representa o período da gestação de Maria no ventre de Santa Ana.