Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Setur/Secom-TO

Foto: Setur/Secom-TO

A Abav Expo, organizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), retorna ao Rio de Janeiro/RJ, com sua maior estrutura para a 50ª edição. Da mesma forma, o Tocantins levará seu maior estande e sua delegação, com o objetivo de apresentar as principais regiões e as atividades turísticas e, assim, abrir as portas do mercado para os empresários participantes. O evento será realizado entre os dias 27 e 29 de setembro, no Riocentro.

O estande do Governo do Tocantins, coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), é responsável pelo planejamento, pela organização, pela execução e pela locação de espaço para a promoção dos destinos turísticos inspirados nas comunidades tradicionais e para acolher parceiros como o Sebrae e os 130 expositores. O espaço planejado pela Setur tem projeção mapeada, possibilitando ao visitante o sentimento de imersão ao conteúdo, uma contemplação de forma lúdica às atividades turísticas e às belezas naturais do Tocantins.

Além da apresentação dos novos produtos, será aplicada uma pesquisa para avaliar a imagem do Tocantins com as operadoras e as agências de viagens.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, considera a Abav Expo uma ampla vitrine para mostrar, ao mundo, o potencial que o estado do Tocantins possui no turismo, bem como nos mais diversos setores. “Temos ganhado cada vez mais espaço no trade do turismo, gerando novas oportunidades de investimentos e renda para a população. Tenho certeza que colheremos ainda mais resultados com os nossos esforços voltados para a promoção da atividade turística”, conclui o governador.

“Sem dúvida alguma, a Abav Expo é a mais completa, tradicional e importante feira de turismo do Brasil e o governador Wanderlei Barbosa compreende que levar um estande à altura do Tocantins, de toda a sua potencialidade turística e dos valores agregados, como a cultura e a gastronomia, vai atrair as atenções para o nosso Estado”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho.

“Somando os estandes do Tocantins, de Palmas e de empresas privadas, serão 300 m² para apresentar nossos principais atrativos”, comemora o presidente da Abav Tocantins, Rodolfo Ferreira, ressaltando que o número de participantes vai superar os 150 registrados em 2022.

Estande 

O estande será o maior montado até hoje pelo Governo do Tocantins, com 150 m²,  e projetado pelo arquiteto Luís Hidelbrando Ferreira. O objetivo é proporcionar, aos visitantes, uma imersão nas belezas naturais, na cultura e na gastronomia do Estado.

As regiões turísticas estarão ressaltadas em painéis, balcões, vídeos e na plataforma para gravação de vídeos 360 graus, o que promete repetir o sucesso de 2022, durante a feira realizada em Olinda (PE). 

Novos produtos serão apresentados, com destaque para o município de Paranã, nas Serras Gerais, com a Cachoeira do Catoá e os complexos do Canjica e Águas Lindas, além da Temporada de Praia.

Culinária e artesanato

Provando que o turismo movimenta uma grande cadeia de profissionais e influencia outros setores agregados, o Governo do Tocantins levará alguns exemplos da culinária tradicional, como o biscoito Amor Perfeito, a rapadura, o doce de buriti, o chambari e a cachaça Palmeira.

O espaço terá exposição de artesanato em capim-dourado, sementes do Cerrado, madeira, cerâmica e arte indígena. Direto de Porto Nacional, o grupo Tambores do Tocantins promete atrair as atenções com sua música, assim como os cavaleiros mouros e cristãos das Cavalhadas de Taguatinga.

Também marcará presença no estande a Miss Grand Tocantins 2023, Luciana Gomes, vestindo traje típico feito de capim-dourado, criado pelo estilista tocantinense Luís Fernando Carvalho e, cuidadosamente, elaborado com mais de 1,1 mil peças artesanais produzidas por 15 artesãs do Jalapão. O processo de confecção exigiu mais de 720 horas de trabalho árduo e dedicação. (Secom/TO)