Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A programação do aniversário de 35 anos do Tocantins vem tomando corpo. Dentre as atrações previstas estão seis que são bem conhecidas e têm história no Estado: Anavitória; Maiara & Maraisa; Evoney Fernandes; Rick e Renner; Lauana Prado, e Flaguim Moral. 

A programação oficial ainda não foi divulgada, mas alguns nomes foram anunciados pelo governador Wanderlei Barbosa durante programação nesse último final de semana na região Jalapão. O chefe do Executivo convidou a comunidade para participar das comemorações dos 35 anos e anunciou os artistas que vão celebrar a festa, em Palmas. Em agosto, o Governo do Tocantins noticiou que a comemoração será uma grande festa

A dupla Anavitória, do gênero pop, é considerada araguainense, já que Ana e Vitória foram criadas em Araguaína, se conheceram e estudaram na mesma escola e formaram dupla na cidade. Vitória nasceu no municípioo tocantinense, já Ana - em Goiânia.

Maiara &Maraísa também tem suas vidas entrelaçadas a Araguaína. Ambas passaram a maior parte da infãncia no município e hoje são sucesso nacional do sertanejo. As irmãs gêmeas nasceram em São José dos Quatro Marcos (Mato Grosso). 

O jovem Evoney Fernandes (cantor e influenciador digital), por sua vez, é natural de São Bento do Tocantins, no interior do estado. Ele é fenômeno nas redes sociais, local onde o criador de conteúdo se transforma no Seu Osmar, personagem engraçado, um tanto ignorante, mas que retrata com bom humor situações cotidianas. 

A dupla Rick e Renner é outra que tem história no Estado. Geraldo Antônio de Carvalho, mais conhecido como Rick, nasceu na cidade de Monte do Carmo (TO). Seu gosto pela música teve influência do pai que sempre cantou e compôs músicas de folia de reis. Com apenas 12 anos de idade, Rick iniciou sua carreira musical. Rick já chegou a ser secretário do Tocantins (Secretário de Promoção Cultural) no governo de Siqueira Campos. O artista entregou o cargo pouco mais de seis meses depois de empossado. O Renner (Ivair dos Reis Gonçalves) é natural de Brasília/DF. 

A cantora sertaneja Lauana Prado foi criada no Tocantins. Ela nasceu em Goiânia (GO), mas morou em Araguaína/TO, onde se apresentou em barzinhos. Lauana é engajada em assuntos relacionados ao Estado. Em março de 2022 disse em entrevista ao UOL que a política antivacina matou o músico tocantinense Maurício Ribeiro, artista quilombola muito conhecido no Estado e que morreu em decorrência da Covid-19, em 2021, aos 46 anos de idade. Lauana Prado conheceu o artista durante gravações no Tocantins e segundo conta, ele era antivacina. 

Flaguim Moral é natural de Babaçulândia do Tocantins. Ele faz show por todo o Estado e está entre os nomes que vêm crescendo e conquistando espaço na música, especialmente no estilo forró de vaquejada.