Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Elias Oliveira/Secom-TO

Foto: Elias Oliveira/Secom-TO

Em programação alusiva ao Dia da Árvore, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa), está promovendo a exposição do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (Monaf), Unidade de Conservação (UC) de Filadélfia-TO, sob responsabilidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), com o tema: Cerrado Vivo: “Proteger, plantar e Preservar. A exposição está aberta ao público em geral até o dia 21 de setembro, das 13 às 18 horas, na sede do TJTO, no espelho d'água.

O inspetor de Recursos Naturais do Naturatins e supervisor da Unidade de Conservação do Monaf, Hermísio Alecrim, destacou que a exposição busca demonstrar a riqueza das amostras, que datam entre 250 a 295 milhões de anos de idade, tendo vivido no Período Permiano da Era Paleozóica. “A exposição tem como objetivo nortear os visitantes a respeito da importância histórica do nosso material e criar uma ligação entre o passado e o presente através da observação e estudo da vida pretérita desses vegetais, nos permitindo fazer uma previsão do nosso futuro”, explicou.

Segundo a servidora do TJTO, Wélica Barros, o projeto Cerrado Vivo: “Proteger, plantar e Preservar” visa à conscientização a respeito da preservação e importância do bioma. “A exposição faz parte da programação da 2ª Edição do Projeto Dia da Árvore, e traz a oportunidade para servidores, magistrados e público em geral conhecerem o trabalho do Monaf, entender sua importância e ver de perto as peças históricas”, relatou Barros. (Naturatins)