Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes/Adapec-TO

Foto: Keven Lopes/Adapec-TO

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) alerta os produtores rurais que possuem rebanho na Ilha do Bananal para ficarem atentos ao fim do prazo para a declaração obrigatória de informações pecuárias que termina neste sábado, 30. A expectativa é que sejam declarados mais de 100 mil bovídeos. 

A Adapec destaca que a declaração de informações pecuárias é obrigatória para todos os produtores rurais que possuírem quaisquer espécies de animais dentro do território da Ilha do Bananal. Esta medida tem o objetivo de manter o controle sanitário dos animais após a suspensão da vacinação contra a febre aftosa no Estado. Quem deixar de declarar o rebanho de animais nos retiros da Ilha até o término do prazo, pagará multa no valor de R$ 127,69 e terá a ficha de movimentação bloqueada até a regularização.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires, destacou que a declaração de informações pecuárias faz parte das estratégias de manutenção do status sanitário do Tocantins, que visa o reconhecimento internacional de livre da aftosa sem vacinação. “Por isso, alertamos para quem ainda não fez a sua declaração, que procure um dos escritórios da Adapec esta semana, e preencha o formulário de declaração de informações pecuárias,” destacou João Eduardo.