Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi lançado na noite dessa terça-feira, 26, o Tocantins Mais Produtivo, em Paraíso. Um projeto que irá transformar o cenário industrial do Estado. A iniciativa é fomentada pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Indústria, Serviço e Comércio (SICS), e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), faz parte do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS).

O grande diferencial do Tocantins Mais Produtivo é que ele se baseia na adesão voluntária das empresas, sem exigir contrapartida financeira por parte delas. O Governo do Estado e o Senai subsidiarão a participação das empresas selecionadas, visando impulsionar a competitividade e o desenvolvimento econômico da região.

Cada indústria que aderir ao programa designará três colaboradores para receber treinamento na metodologia de Produção Mais Enxuta, com o objetivo mínimo de aumentar em 20% a produtividade de cada CNPJ atendido. A metodologia empregada envolve a observação e otimização dos processos produtivos das empresas por meio de mentoria, gamificação e consultoria, abordando aspectos teóricos e práticos do Lean Manufacturing, ou Produção sem Desperdício.

Além de aumentar a produtividade, as empresas participantes do projeto colherão benefícios como a redução de desperdícios invisíveis aos gestores e a diminuição dos custos de produção, entre outros ganhos significativos. Com um foco claro no desenvolvimento sustentável, o Tocantins Mais Produtivo visa criar um ambiente propício para o crescimento econômico e a geração de empregos na região.

O secretário da SICS, Carlos Humberto Lima, destacou a importância do projeto para o estado: "Essa política tem, que atende pelo nome de PICS, Programa de Impulsionamento da Indústria do Comércio e do Serviço, trabalha com oito eixos de desenvolvimento, todos muito estratégicos, mas um deles, especificamente, é o eixo da qualificação profissional, e é nesse eixo estratégico que está inserido o projeto Tocantins, mais produtivo”.

A diretora regional do Senai Tocantins, Márcia Rodrigues de Paula, ressaltou a eficiência do projeto: "Estamos falando de realidade, é método com resultados comprovados em um período de tempo que atende a celeridade que a indústria necessita. Nós estamos falando de um atendimento que dura cerca de 3 meses e que deixa na empresa os disseminadores para continuidade da aplicação desta metodologia e de seus ganhos".

Representando o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Bandeira, agradeceu ao Senai e ao Governo do Estado, pela atenção voltada às industrias da cidade. “Em nome do prefeito Celso Morais, um prefeito que está sempre com um olhar lá na frente. Caminhamos juntos, trazendo as oportunidades que Paraíso precisa para crescer. Então, parabéns por esse projeto. Os empresários que estão aqui, com certeza vão aderir e vão fazer com que as suas empresas melhorem em desenvolvimento e produtividade, assim, crescendo mais, gerando mais empregos e renda à região do Vale do Araguaia”, disse o secretário.

Adilson Ribeiro, proprietário da empresa Paraíso Soldas e Maçaricos, uma das empresas participantes do projeto, expressou seu entusiasmo: "Credibilidade com o cliente, a produtividade, ser apto para atender ele o mais rápido possível, mostrar essa qualidade e ao mesmo tempo servir bem. Porque aquele que se dispõe com uma empresa de prestação de serviço, utilize lá com ela, ele tem que visar a maior qualidade. É pequena, sim, mas visa o máximo de buscar e servir melhor."

Transformando a Indústria Tocantinense

Até o momento, o projeto já beneficiou 687 colaboradores em 229 empreendimentos industriais, contribuindo para o crescimento e a eficiência do setor industrial do estado. O Tocantins Mais Produtivo promete não apenas impulsionar a produtividade das empresas, mas também promover um desenvolvimento sustentável, gerando impactos positivos para toda a comunidade.

O lançamento do Tocantins Mais Produtivo representa um passo importante na busca por um futuro mais produtivo e próspero para o estado. O compromisso com a inovação e a eficiência na indústria é fundamental para a construção de um Tocantins ainda mais forte e competitivo no cenário nacional.