Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Edu Fortes/ Secom Palmas

Foto: Edu Fortes/ Secom Palmas

A 50ª edição da Associação Brasileira de Agências de Viagens -Abav Expo - teve início no Riocentro, nesta quarta feira, 27, Dia Mundial do Turismo, e vai até o dia 29. O evento, que segundo seus organizadores reunirá mais de duas mil marcas durante os três dias de evento e espera receber mais de 40 mil pessoas, se consolida como a maior edição da história. A Prefeitura de Palmas participa do evento com grande estande apresentando a marca turística da Capital tocantinense.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, ressaltou a importância do Governo do Tocantins estar alinhado com a Gestão Municipal em beneficio do turismo em todo o Estado, destacando que a Capital é a porta de entrada para todos os atrativos turísticos. “Para nós hoje é motivo de muito orgulho poder prospectar o Tocantins e a Capital mais jovem do País, que é Palmas, com todos os seus atrativos e recursos naturais, tais como a Ilha do Bananal, o parque do Cantão, a Serras Gerais, o Jalapão, entre outras tantas belezas que há no Tocantins", destacou a gestora.

Em seu discurso, o ministro do Turismo, Celso Sabino, mesmo sendo um entusiasta, destacou as dificuldades de empreender turismo brasileiro, ressaltando a importância do evento para todo o trade turístico.  Já a presidente da Abav, Magda Nassar, falou sobre o evento o uma feira inclusiva, com 37 mil metros quadrados, ela destacou que a feira esta a ambientalmente responsável, com muito foco na governança. 

Também esteve presente no estande de Palmas na Abav Expo 2023 o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama do Estado, Karynne Sotero, e o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho.

Estande

A Prefeitura de Palmas participa com um estande de 60 metros, o maior já montado pela Gestão Municipal em um evento desse porte, com foco em apresentar a marca turística de Palmas e os atrativos da Capital tocantinense. Palmas é divulgada na Abav Expo 2023 como destino turístico inteligente, cidade conectada e tecnológica, mas antenada com as discussões mais atuais de meio ambiente e resiliência climática, a Agtur levou uma equipe técnica da prefeitura e também de agências de viagens que vendem a Capital como destino, além de entidades classistas do trade de turismo local e atração cultural.

O objetivo da participação da Prefeitura de Palmas na Abav Expo 2023 é apresentar a marca turística do município e mostrar aos visitantes todas as riquezas e potencialidades turísticas da mais jovem capital do país”, explica o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Giovanni Assis.

Marca Turística 

A primeira cidade da região Norte a desenvolver uma marca turística própria, a Prefeitura de Palmas apresentou em março deste ano a campanha, que conta com identidade visual padronizada, com peças publicitárias dedicadas a vender a Capital tocantinense. A Agtur destaca que Palmas é um destino turístico com atrativos para turistas interessados em roteiros cujos diferenciais sejam bons índices de segurança, trânsito fluido, boa culinária, trilhas ecológicas, cachoeiras, praias de água permanentes, atividades de lazer e esportes nos parques urbanos, no rio Tocantins e porta de acesso a atrações naturais no interior do Tocantins, como as Serras Gerais e o Jalapão.

A cerimônia de abertura do evento contou com autoridades e discursos otimistas sobre o turismo nacional. Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, abriu oficialmente o evento, em uma mesa composta pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional de Turismo (Embratur), Marcelo Freixo; o ministro do Turismo, Celso Sabino; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, entre outras autoridades. (Secom Palmas)