Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes/Adapec-TO

Foto: Keven Lopes/Adapec-TO

A poucos dias para o término do vazio sanitário da soja, que encerra no sábado, 30, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) anuncia o início da janela de plantio da soja sequeiro a partir de 1º de outubro. A medida seguirá até o dia 8 de janeiro em todo o Estado.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins, Cleovan Barbosa, os produtores precisam declarar o cultivo junto à Adapec. “Esse cadastro com os dados das propriedades dos produtores serve para que possamos ir em todas as lavouras de soja, a fim de monitorar a ferrugem asiática e outras pragas no plantio”, alerta Cleovan Barbosa.

A referida documentação para o cadastramento da área que será plantada está disponível no endereço eletrônico to.gov.br/adapec. Após preencher os formulários e efetuar o pagamento, o sojicultor deverá entregá-los no escritório da Adapec do seu município, em um prazo máximo de cinco dias úteis após o início da janela de plantio.

Dados

Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra de 2022/2023 houve uma produção de 4,6 milhões de toneladas de soja no Tocantins. No mesmo período, foi plantada uma área de 1.247.500 hectares de soja sequeiro.