Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O espetáculo de dança contemporânea “Ninho”, da bailarina Liu Moreira, será apresentado gratuitamente no Teatro Sesc Palmas, nesse sábado e domingo, 30 e 1º respectivamente. A classificação é livre e os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla.

A sessão no sábado, 30, será às 20 horas, e no domingo, 1º, às 15 e 19 horas. A duração do espetáculo é de 40 minutos.

De acordo com a artista, a produção é resultado da pesquisa da intérprete junto a sua ancestralidade familiar feminina. “É um convite a (re)habitar o corpo feminino que regressa para casa”, adianta a artista.

Ainda de acordo com a sinopse do espetáculo, logo a casa assume vários sentidos casa-abrigo, casa-prisão, casa-conforto, casa-opressora, casa-sonhos, casa-silêncio, Casa-ninho. “O processo é ritual. Um rito de encontro, passagem, memória e história. Assim nasce uma mulher-pássaro a imersa nas tradições dos tambores africanos da cultura tocantinense”, complementa Liu Moreira.

Perfil

Liu Moreira é bailarina e coreógrafa independente, atualmente faz parte da Associação de Arte Ninho Cultural de Palmas/To. Bacharel e Licenciada em dança – UFV/MG, Mestre em Artes – UNB/DF. Integrou o Grupo Êxtase de Dança de Viçosa/Minas Gerais (2006-2009), dançando espetáculos de Mário Nascimento e de Rosa Antunã. Também integrou a Cia Contágius de Dança e Teatro de Palmas-Tocantins (2001-2015) sob a direção de Meire Maria Monteiro.

Ficha técnica

Produção executiva: Osmar Siqueira

Direção: Rosa Antuña

Trilha sonora: Makely Ka

Bailarina: Liu Moreira

Fotografia: Flaviana OX

Cenário e figurino: Vivian Oliveira

Iluminação: Charles Ferreira de Oliveira Nunes e Daniel de Carvalho Mangaba

Operação de som: Juan Ricardo Leite D'Angelo

Criação de mapping: Luiz Izidoro

Criação da Pintura corporal: Leoa do Norte