Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, participou de uma reunião que ocorreu nesta quarta-feira, 4, em Brasília/DF, com prefeitos da região Sul do Tocantins, que se encontram na capital federal para participar da Mobilização Municipalista promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O encontro, organizado por meio do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional do Tocantins das Regiões Sul e Centro-Oeste, da qual a prefeita Josi Nunes é a presidente, abordou temas de interesse comum e visou fortalecer a colaboração regional.

Os líderes municipais debateram sobre demandas em diversas áreas, entre elas: Resíduos Sólidos; Inovação, Ciência e Tecnologia; e o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Além disso, também discutiram a expansão do consórcio, com a possível incorporação de mais municípios e a inclusão da área da saúde em suas pautas de atuação conjunta.

A prefeita Josi Nunes enfatizou a importância da cooperação entre os municípios da região para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades de forma mais eficaz. Ela destacou que a união de esforços é fundamental para atrair recursos e agilizar a resposta às demandas regionais. "Trabalhar em conjunto com os demais municípios da nossa região é essencial para que possamos enfrentar os desafios e alcançar nossos objetivos comuns. Através do consórcio, podemos buscar soluções conjuntas e tornar nossos municípios mais fortes e prósperos", afirmou a prefeita Josi Nunes.

A prefeita também destacou que Gurupi é referência nas áreas debatidas no encontro e pode contribuir com os demais municípios, compartilhando as experiências exitosas e trabalhando de forma colaborativa, inclusive para ampliar a captação de recursos. A cidade possui Aterro Sanitário, um sistema de Inovação por meio do programa Inova Gurupi, e um Serviço de Inspeção Municipal (SIM) consolidado, que resultou na adesão do Município ao Susaf e ampliou o mercado consumidor para pequenas agroindústrias.