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Economia

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Cerca de 73% dos consumidores brasileiros pretendem comprar presente para o Dia das Crianças este ano. É o que aponta pesquisa realizada pelo SPC Brasil em parceria com a Offerwise, e repassada para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas. No mesmo período do ano passado, a intenção de compra era de 67%.

Em Palmas, o número de consumidores que devem ir às compras para presentear as crianças cresceu cerca de 9% em relação à mesma época de 2022. Segundo a pesquisa, a média de gastos será de R$ 343, e com isso estima-se a movimentação de cerca de R$ 18,84 bilhões no varejo nacional nesta data. Em média, os consumidores pretendem comprar 2,3 presentes. 

Para o presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, os dados refletem o bom momento do comércio. “Os números trazem muita expectativa para esse fim de ano. As vendas estão aquecidas e os lojistas da nossa capital estão preparados para atender às demandas dos clientes, com promoções e bons produtos. É um ótimo parâmetro para a Black Friday e para o Natal, que são as próximas datas comerciais”, afirma. 

Dos entrevistados, 44% pretendem comprar roupas e/ou calçados; 42% bonecas/bonecos; 26% jogos de tabuleiro/educativos e 22% aviões/carrinhos de brinquedo. Desse total, 40% pretendem pagar os presentes com Pix; 37% com cartão de crédito; 33% com dinheiro e 32% com cartão de débito. 34% presenteiam porque gostam de ver a(s) criança(s) feliz; 28% têm o costume de presentear as pessoas que gostam; e 17% consideram que este é um gesto importante. Entre os que querem presentear, 49% pretendem presentear o filho(a); 39% o sobrinho(a) e 20% o(a) afilhado(a). 40% desses, pretendem gastar o mesmo valor que no ano passado; 33% esperam gastar mais e 14% gastar menos. Os motivos para gastar mais são comprar um presente melhor (39%); comprar mais presentes (38%) e aumento do preço dos produtos (37%). 

Entre os que não pretendem presentear, 29% não possuem crianças na família ou no círculo de amigos que queiram presentear, 21% vão priorizar o pagamento de dívidas, 12% têm outras prioridades de compra e 12% não têm dinheiro. Motivos para gastar menos: orçamento apertado (27%), outras prioridades de compra (20%), pagar dívidas em atraso (20%) e economizar (18%).

29% admitem gastar mais do que podem com as compras do Dia das Crianças. 9% pretendem deixar de pagar alguma conta para comprar o(s) presente(s). 32% dos que pretendem comprar presente na data possuem atualmente contas em atraso, sendo que 65% estão negativados.

Silvan alerta ainda sobre a hora de escolher o presente para não pesar no bolso. “As pessoas acabam comprando presentes e se endividando se deixam levar pela emoção de demonstrar carinho em forma material. O consumidor não deve exagerar para não ter dívidas desnecessárias e é muito importante ficar atento ao valor gasto na hora de se presentear para que não haja problemas futuros”, ressalta.