Economia

Foto: Freepik

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O Dia dos Pais (11 de agosto) se aproxima e promete movimentar R$ 25,56 bilhões no comércio, de acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Offerwise Pesquisas. Este levantamento revela que 68% dos consumidores brasileiros planejam comprar presentes para a data, o que representa cerca de 110,9 milhões de pessoas nas capitais do país.

No que diz respeito aos gastos, a pesquisa indica que o valor médio destinado a presentes será de R$ 230, com cada consumidor comprando, em média, 2 presentes. De maneira significativa, 32% dos entrevistados planejam gastar mais este ano em comparação a 2023, sendo que 56% desses consumidores buscam presentear com itens de maior valor, 27% acreditam que os preços estão mais altos e 23% notaram uma melhoria em sua renda mensal. Por outro lado, 19% pretendem gastar menos, citando razões como dificuldades financeiras (37%), a necessidade de economizar (28%) e o pagamento de dívidas (14%).

Quando se trata dos presentes, as roupas continuam a ser a opção mais popular, com 47% dos consumidores escolhendo vestuário, seguidas por perfumes e cosméticos (35%), calçados (27%) e acessórios como meias, cintos e relógios (21%). A maioria dos consumidores, ou seja, 78%, planeja pesquisar preços para economizar, utilizando principalmente sites e aplicativos (65%), redes sociais (41%) e shoppings (35%).

Em relação aos métodos de pagamento, 75% dos consumidores pretendem pagar à vista, com o PIX (38%) e o cartão de débito (21%) sendo as formas preferidas. Em contraste, 34% optarão por parcelar suas compras, destacando o cartão de crédito (31%) como a principal opção para pagamento parcelado. Entre aqueles que parcelam, a média de prestações será de 4 vezes.

A pesquisa também revela que 69% dos consumidores irão às lojas físicas para realizar suas compras, preferindo shoppings centers (28%), lojas de departamento (15%) e shoppings populares (14%). No entanto, 40% recorrerão a compras online, com aplicativos (71%) e sites (59%) sendo as principais plataformas utilizadas. Entre os que compram online, 57% optarão por sites de varejistas internacionais, atraídos por preços baixos (73%) e maior variedade de produtos (46%).

Por fim, o levantamento ainda revela que 24% dos consumidores admitem que costumam gastar mais do que podem para presentear, e 10% consideram deixar de pagar alguma conta para fazer a compra. Além disso, 35% dos que pretendem presentear estão com contas em atraso, e 65% destes também têm o nome negativado. 

Silvan Portilho, presidente da CDL Palmas, revela que espera um aumento de 5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado e orienta que os lojistas aproveitem essa data para vender e fazer promoções. “Lembre o seu cliente que o dia dos pais está chegando e é muito importante presentear o pai. Como a pesquisa mostra que boa parte dos consumidores pretendem comprar na loja física, esta é uma excelente oportunidade para expor os produtos e fazer promoções", orienta.