Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação UFT

Foto: Divulgação UFT

Nos dias 6 e 7 de outubro, a cidade de Araguaína (TO) sediou o XV Congresso Tocantinense de Cardiologia e I Congresso Multiprofissional em Cardiologia do Tocantins, promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia - Seção Tocantins (SOCETO). O evento contou com a contribuição de doze profissionais do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh), na qual palestraram acerca do tema principal na perspectiva de suas áreas de atuação.

Dentre os participantes do hospital universitário, a médica cardiologista, Alinne Macambira presidiu o XV Congresso Tocantinense de Cardiologia e o fisioterapeuta Santo Ézio Bazzo Junior atuou como presidente do I Congresso Multiprofissional, ambos coordenaram o evento, além de ministrarem palestras. Também palestraram o médico cirurgião geral Gabriel Nunes, a psicóloga Satila Evely, o fisioterapeuta Maurílio Carrias, a nutricionista Genice Oliveira, a médica Laís Maurício, a psicóloga Nara Damaceno, o médico cardiologista Márcio Brito Miranda, e os médicos Evandro de Oliveira, Fernando Holanda e Jorge Higor.

“A participação das categorias multiprofissionais nas palestras, mesas redondas e oficinas nos permitiu mostrar o nosso papel, relevância e importância na especialidade da cardiologia, seja na reabilitação cardiopulmonar, no pré-operatório, na fase hospitalar ou no pós-operatório. A contribuição de cada profissional enriqueceu esse congresso que até então acontecia tradicionalmente com ênfase no formato médico. O I Congresso Multiprofissional em Cardiologia abre portas para continuarmos essa integração entre todos os profissionais e propormos um 'heart team' de fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos, médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e educadores físicos em prol dos portadores de cardiopatia no estado do Tocantins”, destacou o fisioterapeuta intensivista, Santo Ezio.

Premiação

O HDT-UFT teve ainda representantes na premiação das apresentações orais de trabalhos científicos. Sob o tema “Repercussões cardiorrespiratórias da sedestação fora do leito no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca”, o artigo científico de autoria do fisioterapeuta Maurilio Carrias conquistou o segundo lugar com o “Prêmio Dr. Abrahão Afine Neto”.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.