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Saúde

Foto: Divulgação

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Em um cenário em que o acesso a um atendimento médico de qualidade ainda é um desafio enfrentado pelo Brasil e por diversos outros países, especialmente aqueles mais pobres, a crescente demanda por serviços de saúde é grande. Mesmo com um aumento significativo no número de usuários de planos de saúde nos últimos oito anos, alcançando 50,5 milhões de clientes, esse quantitativo é insuficiente quando levamos em conta a totalidade da população. E com isso, aqueles que não têm acesso a planos privados dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), uma das maiores redes de saúde pública do mundo, que enfrenta dificuldades para oferecer um atendimento ágil.

Nesse contexto, a tecnologia também desempenha um papel crucial na democratização dos serviços de saúde. A automação e a inteligência artificial estão se tornando aliadas valiosas, com chatbots e assistentes virtuais desempenhando funções cruciais, como fornecer informações básicas e agendar consultas. Além disso, a IA está sendo aplicada no diagnóstico médico, promovendo maior precisão e rapidez nas avaliações. Empresas inovadoras no campo da saúde, conhecidas como healthtechs, estão contribuindo significativamente para reduzir as filas no Sistema Único de Saúde e ampliar o acesso aos serviços médicos de diversas maneiras.

Criada em Curitiba a mais de 20 anos, o Medprev é um exemplo de sucesso entre as healthtechs com atuação no Tocantins. A empresa, que fornece alternativas acessíveis e flexíveis para pacientes que desejam consultas, exames e procedimentos médicos de qualidade, sem a necessidade de um plano de saúde tradicional, simplificou o processo de agendamento de consultas médicas e procedimentos. Essa abordagem oferece aos pacientes uma experiência mais conveniente e acessível, representando um passo importante na busca por soluções que tornem a saúde mais acessível e eficiente.

Com uma rede de 188 clínicas, a empresa que conta ainda com 596 profissionais de saúde, que incluem médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas e dez laboratórios credenciado, criou um sistema para que os pacientes possam resolver todas as suas necessidades de saúde na palma da mão, por meio das plataformas digitais da empresa.

Segundo Gabriel Sandre, diretor do Medprev, o agendamento online transformou a vida dos pacientes. "Antes do advento da revolução digital que tem ocorrido nos últimos anos, os pacientes eram obrigados a comparecer fisicamente às nossas instalações para obter uma Guia de Atendimento, o que frequentemente envolvia deslocamentos inconvenientes até a nossa estrutura. Agora, graças ao nosso atendimento disponível em nossas plataformas digitais, os pacientes têm a conveniência de resolver todas as suas necessidades de forma fácil e rápida. Isso inclui esclarecimento de dúvidas, agendamento, pagamento e a emissão da Guia de Atendimento, tudo isso de forma ágil e com um atendimento personalizado", explica.

Além da conveniência, o agendamento online,o Medprev também oferece acessibilidade a pacientes de diferentes regiões. Usuários do Tocantins e até de outros estados, como Maranhão, Pará e Mato Grosso, utilizam a plataforma para agilizar seus agendamentos e aproveitar o atendimento acessível e de qualidade.

A introdução das opções de pagamento via Pix e cartão de crédito trouxe ainda mais conveniência para os pacientes. “Essas modalidades de pagamento proporcionam segurança e agilidade nas transações financeiras, simplificando todo o processo. Em poucos minutos, o paciente já tem a sua Guia de Atendimento disponível em seu smartphone, tornando todo o processo extremamente prático e eficiente", esclarece.

Tecnologia em benefício da Saúde

Além do agendamento online, o Medprev também explora diferentes tecnologias e ferramentas digitais para melhorar a experiência do paciente e tornar os serviços de saúde mais acessíveis, mas continua atendendo por telefone.

"Apesar de o atendimento online estar em plena expansão e exigindo muita da nossa dedicação, não podemos esquecer que ainda muitas pessoas ainda não possuem acesso a tecnologia de ponta, assim mantemos a nossa rede de telefonia digital com a melhor tecnologia disponível para estarmos integrados com essa parcela da população que ainda depende da telefonia para se conectar", destaca Gabriel.

Segurança Garantida

Apesar do uso da tecnologia, a segurança das transações financeiras e dos dados dos pacientes é uma prioridade para o Medprev. "Para garantir a segurança dos dados financeiros dos nossos pacientes, contamos com os serviços do principal provedor brasileiro de adquirente multi-bandeira. Eles são responsáveis por toda a captura, transmissão e liquidação financeira das transações, assegurando a proteção integral das informações financeiras de nossos pacientes", finaliza.

O Medprev atua no Tocantins desde 2011 e está presente nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Gurupi e Paraíso do Tocantins. (Cênicas/AI)