Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Isis Oliveira/Aleto

Foto: Isis Oliveira/Aleto

A Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO) manteve a tradição e mais uma vez realizou sessão solene em homenagem aos nordestinos que moram e colaboram com o desenvolvimento do Estado. A sessão, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19, foi também em lembrança ao Dia do Nordestino, comemorado em 8 de outubro.

A sessão foi iniciada pelo primeiro vice-presidente da Mesa Diretora, deputado Ivory de Lira (PCdoB), que ao dar os primeiros encaminhamentos passou a coordenação dos trabalhos para a autora do requerimento que viabilizou a Sessão Solene, deputada Vanda Monteiro (UB).

O evento serviu ainda para comemorar a cultura nordestina, a diversidade folclórica típica da região e a contribuição de homens e mulheres daquela região no desenvolvimento do Tocantins, os quais foram representados por 20 personalidades indicadas pelos deputados.

Vanda Monteiro, ao referir-se aos nordestinos, disse: “Nesta data, homenageamos este povo, a sua cultura e a sua resistência. Nosso objetivo é valorizar e reconhecer homens e mulheres que representam o Nordeste dentro do coração do Brasil: o nosso Tocantins”.

Vanda Monteiro comentou a importância da sessão solene. “Esse é nosso reconhecimento aos milhares de nordestinos que escolheram o Tocantins como sua terra e que tanto contribuem para a história do nosso Estado”.

A parlamentar garantiu que tem trabalhado para o retorno da Feira Nordestina, e que já conseguiu sua realização em novembro, durante a Feira de Negócios da Região Sul de Palmas (Fenessul). Disse ainda que já está em andamento junto à Prefeitura de Palmas o processo para a construção da sede própria da Feira do Nordeste e da Casa do Nordeste na capital.

Por sua vez, a deputada Janad Valcari (PL) destacou a importância de homenagear o povo nordestino, segundo ela, pessoas guerreiras que trouxeram a diversidade, na cultura, culinária e em outras áreas para o Tocantins. 

Homenageados

Entre os que receberam condecorações estão os indicados por Vanda Monteiro, como os também deputados Jair Farias (Republicanos) e Marcus Marcelo (PL): Antônio Pereira de Sá; Jairo dos Reis; professora Everalda do Rosário e o professor Edson Cabral de Oliveira, ex-secretário de Estado da Administração. 

O indicado pela deputada Janad Valcari (PL) foi Manoel Cirqueira Braga. O de Marcus Marcelo (PL), o ex-deputado estadual Raimundo Palito. O escolhido pelo parlamentar Júnior Brasão (PSB) foi Fabrício Alexandre Lopes, e o indicado do deputado Eduardo Mantoan (PSDB) foi Raimundo Nonato Sousa Cavalcante.

Siqueira Campos

Homenageado também foi o nordestino e ex-governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos (in memoriam), que foi lembrado em um vídeo que contou sua luta em favor da criação do Estado do Tocantins. Siqueira foi representado pelo filho, o ex-deputado e ex-prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, que disse reconhecer que não está à altura para representar o pai, tendo em vista os feitos do ex-governador pelo Tocantins.

Oportunidades

Como homenageada, a professora Everalda do Rosário Barbosa Freire destacou que foi com “profunda gratidão” e emoção que recebeu a condecoração. “Esta distinção não é apenas uma honra pessoal, mas um tributo a toda uma comunidade que encontrou no Tocantins, não apenas um novo lar, mas uma terra de oportunidades e acolhimento”, destacou.

Já o presidente da Associação Nação Nordestina de Palmas, Walter Simões, felicitou a Assembleia Legislativa por mais uma homenagem aos nordestinos e defendeu a recriação da Feira dos Nordestinos, que teve seu retorno prometido por Vanda Monteiro.

Cultura

O evento contou com apresentações culturais típicas dos estados nordestinos, entre elas a música “Pisa na fulô”, por VL do Acordeom, e “Asa branca”, pelo sanfoneiro Manoel Cerqueira, que foi um dos homenageados. 

Entre as autoridades presentes estavam ainda os deputados Aldair da Costa Gipão (PL) e Wiston Gomes (PSD).