Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Para propor estratégias de sucesso, inovação e conhecimento sobre o universo empreendedor e tecnológico, o Sebrae Tocantins participa da 9° Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, a Gurupi + Tech (antiga Sicteg). A iniciativa, que será realizada no Campus I da Universidade de Gurupi (Unirg), a partir dessa quarta-feira, 25, até a próxima sexta-feira, 27, terá, além da tradicional programação acadêmica, shows culturais e rodada de negócios. 

Conforme a gerente do Sebrae em Gurupi, Paula Alencar, o Sebrae irá levar para a Arena Inovação, maratonas tec, competições de soluções inovadoras e tecnológicas além de palestras e apresentação de startups. “Essa é uma oportunidade de desenvolver habilidades práticas, criatividade, mentalidade empreendedora e uma compreensão mais profunda das necessidades da sociedade e do mercado”, reforça. 

Ainda segundo Paula Alencar, a programação da Arena envolve palestras sobre inovação e as tecnologias disruptivas, transformação digital e talk show. “Será um momento de muita troca e conhecimento. Além do mais, os participantes poderão aprender sobre como criar e desenvolver um novo negócio, incluindo aspectos como plano de negócios, estratégia de mercado e captação de recursos”, finaliza a gerente. 

Neste ano, a Gurupi + Tech contará com o tema “Ciências Básicas para um Desenvolvimento Sustentável” e fará alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, definido pelas Nações Unidas (ONU) junto à Unesco. O objetivo é ressaltar a ligação entre ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apresentando 11 das 17 ODSs existentes, e desta forma promover maior aproximação entre ciências e população.

De acordo com a Prefeitura de Gurupi, durante o evento, haverá minicursos, palestras e mesas redondas. Cerca de 250 pesquisas científicas serão apresentadas em uma demonstração da capacidade inventiva e empreendedora das novas gerações, sendo 40 delas selecionadas para se apresentarem também na Arena Científica, com transmissão ao vivo nas redes sociais e os melhores trabalhos concorrerão a prêmios. 

O espaço kids e teens conta com parque de diversões, games e encontros de cosplays. Já no palco da Arena Cultural haverá apresentações artísticas: dança, teatro, shows regionais, além de um mega Luau as margens do charmoso lago UnirG, que possui uma vista cinematográfica.