Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação Secom Palmas

Foto: Divulgação Secom Palmas

Conhecer o modelo de planejamento urbano de Barcelona foi o primeiro compromisso dessa segunda-feira, 6, da delegação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), durante a missão internacional na cidade catalã. O grupo liderado pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, conferiu de perto o revolucionário projeto de transformar a cidade em superquadras e o Distrito 22@ num espaço de inovação e tecnologia, fruto de um projeto de renovação urbana. 

“Ter acesso a experiências exitosas, a soluções inteligentes e transformadoras é muito importante. A ideia é levar para os nossos municípios aquilo que deu certo em outras cidades, fortalecendo as relações sociais e a economia local,” destacou a prefeita. 

Em seguida, a comitiva de prefeitos e gestores municipais participou de uma agenda com empresários espanhóis. O evento intitulado ‘Oportunidades para investir no Brasil’ foi organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Catalunha.

Na oportunidade, Cinthia Ribeiro apresentou índices positivos de Palmas, falou da importância da desburocratização de alguns serviços e da parceria entre o setor público e privado. “Independente de quem seja o prefeito ou a prefeita, é preciso que haja um ordenamento e a continuidade de bons projetos. Inovação nasce da vontade do gestor, da vontade do corpo técnico de pensar as coisas de forma diferente,” destacou.

O prefeito de Barcelona, Jaume Collboni, participou do evento e reforçou que é nas cidades que as coisas acontecem. O gestor falou da importância de gerir uma cidade de forma democrática e com parcerias. “Eventos como a Smart City nos faz refletir como as práticas dos governos locais interferem nos resultados globais. Agradeço a Frente Nacional de Prefeitos pela colaboração”. 

Nos dias 7 e 8, a delegação cumprirá agenda na Smart City Expo World Congress, da qual a FNP é parceira desde 2013.

Superquadras 

As superquadras são áreas urbanas compostas por quarteirões entre os quais há restrição de circulação de veículos motorizados, caracterizando-se por zonas exclusivas para pedestres e bicicletas. Um dos aspectos principais da iniciativa é testar novas possibilidades de organização do espaço urbano com custos mais baixos de implementação. 

Distrito 22@

Também conhecido como 22@Barcelona, é um distrito de inovação e tecnologia, fruto de um projeto de renovação urbana realizado pela prefeitura a partir de 2000. Localizado no distrito de Sant Martí, antigo bairro industrial, era conhecido como 'Manchester Catalã' em virtude da atividade fabril que, com a desindustrialização, passou por um processo de degradação urbana. Sua renovação se baseou na concentração estratégica de atividades de conhecimento intensivo, especialmente tecnologia e inovação. (Secom Palmas)

(Foto: Divulgação Secom Palmas)