Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Clayton Cristus/AL-TO

Foto: Clayton Cristus/AL-TO

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), destacou a participação do Tocantins na 26ª Conferência da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Mais de 15 deputados tocantinenses participam de debates sobre o fortalecimento da atuação parlamentar e questões relativas à educação, meio ambiente, processos legislativos, dentre outros temas.

O encontro reúne entidades do legislativo de países da América Latina, bem como servidores nacionais e estrangeiros, autoridades governamentais e sociedade civil unidos para dialogar sobre “as prerrogativas do parlamento estadual”, tema central do ano.

“Este ano é a edição com maior participação de parlamentares do nossos Estado, temos mais de 15 deputados tocantinenses juntos na Unale pra conversar sobre como fazer melhor o nosso trabalho e entregar mais benefícios pra sociedade”, afirmou o chefe do Legislativo.

Representatividade

O presidente destacou a representatividade do Tocantins em instâncias como a União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM), que tem como presidente o deputado Valdemar Júnior (Republicanos) e como membros os deputados Olintho Neto (Republicanos), Gutierres Torquato (PDT) e Claudia Lelis (PV); e o Parlamento Amazônico, que tem como vice-presidente o deputado Nilton Franco (Republicanos).

TV Assembleia

Amélio Cayres também comemorou o anúncio, durante a Conferência, da ampliação da TV Assembleia para os municípios de Arapoema, Couto Magalhães e Nazaré. Com isso, a atividade parlamentar repercutida por meio da transmissão da TV Assembleia, passa a chegar à população de 11 cidades, considerando Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Finalista do Prêmio Assembleia Cidadã

A grande expectativa, segundo o presidente, é a disputa do projeto Caravana do Legislativo – Lei Paulo Gustavo, que figura como finalista no Prêmio Assembleia Cidadã, pela categoria Projetos Especiais. Os vencedores serão anunciados nesta sexta-feira, 10.

A Caravana percorreu cinco cidades polos no Estado, orientando os vereadores para discutir o papel das Câmaras municipais na implementação da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), que prevê recursos, à título de ação emergencial, para projetos culturais em todo o Brasil. (AL/TO)