Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A segunda quinzena de novembro está registrando altas temperaturas em boa parte do Brasil, ainda em decorrência dos efeitos do fenômeno El Niño, que favorece o bloqueio atmosférico e aumenta o calor no centro do País. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para mais uma onda de calor em cidades espalhadas por 12 estados. Além do Sudeste, o calor também será sentido em algumas partes do Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rondônia e Tocantins.

O grau de severidade de alerta divulgado pelo Inmet nesta segunda-feira, 13, para boa parte do Tocantins, é de "grande perigo", na cor vermelho. A temperatura deve ser de 5°C acima da média, com validade do alerta até as 23h59 do dia 17. Há risco à saúde. 

“Essas ondas de calor acabam sendo mais frequentes em anos que estamos sob efeito do El Niño e na nossa região a população deve seguir as orientações que sempre são dadas para essa época. Estamos num período do ano em que a umidade do ar é muito baixa, a temperatura já é alta por natureza na nossa região, e essas ondas de calor intensificam esse processo. A população deve ficar atenta com a hidratação, consumindo muita água, evitando o sol em períodos não indicados, e caso tenha que se expor devido ao trabalho, estar sempre com proteção”, orienta o superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil Estadual, coronel Erisvaldo Alves.

Os problemas, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, incluem desidratação, exaustão pelo calor e o agravamento de condições cardiovasculares e respiratórias, entretanto, com alguns cuidados é possível passar pelo período com mais conforto e menor risco à saúde: mantenha-se bem hidratado, bebendo água de duas em duas horas, mesmo que não esteja com sede; procure locais com ar-condicionado ou bem ventilados para se refugiar; evite atividades físicas intensas sob o sol escaldante; não deixe crianças ou pessoas idosas sem vigilância em veículos estacionados; vista roupas leves e utilize protetor solar, chapéus ou bonés para proteger-se do sol; mantenha a casa fresca, cobrindo janelas durante o dia e usando ar condicionado ou ventiladores nas horas mais quentes. Garanta que as conexões elétricas estejam seguras. (Secom/TO)