Localizada entre as cidades de Ponte Alta do Tocantins e Almas, na Serra Negra, região sudeste do Tocantins e a cerca de 260 km da capital palmas, está a Pousada e Restaurante da Tia Magui, local simples e rústico que oferta boa comida e contato direto com a natureza exuberante local. O empreendimento é um dos que está sendo atendido pelo projeto Redes de Agente do Turismo, executado pelo Sebrae Tocantins.
Professora regente e alfabetizadora desde 1986, a dona da pousada, senhora Magnólia Rodrigues Barros da Silva, conhecida carinhosamente como Tia Magui, com sua receptividade, simplicidade e carisma é uma atração a mais do empreendimento. “Além de cuidar da pousada, sou guia/condutora ambiental e artesã de capim dourado. Sou apaixonada pelo o que faço, amo receber pessoas”.
Tia Magui conta como iniciou sua trajetória de empreender no turismo. “Tudo começou em 2015 com o restaurante. Os turistas iam e vinham do arco do sol sem ter um local de referência por perto para se alimentar então de início eu abri o restaurante e, vendo a necessidade dos turistas, resolvi abrir a pousada. Hoje, com o apoio desse projeto do Sebrae eu estou profissionalizando meu empreendimento e fazendo com que ele seja uma fonte de renda para mim e para toda a comunidade local”.
O agente de roteiro turístico do Sebrae na região de Almas e Rio da Conceição e engenheiro ambiental, Fernando Afonso Nunes, conta como funciona o projeto. “Hoje o viajante vive experiências, conhece histórias autênticas, que pertencem àquele destino. E é partir do fortalecimento do empreendimento que se espera uma maior oferta de hospedagem e de meios de alimentação na região da Serra Negra, fortalecendo toda a rede turística da região e despertando novos olhares, além de encorajar outros empreendedores a investirem e criarem novos produtos com foco no turismo rural e ecoturismo”.
A pousada da Tia Magui, que fica em uma região com vegetação jalapoeira, rasteira e de areia branca, possui quartos com banheiros privativos e área para camping e o grande charme, o fogão caipira à lenha e o atendimento hospitaleiro da proprietária.
Um dos atrativos do lugar é o Arco do Sol, uma formação rochosa que se destaca em meio ao cerrado e que comumente é comparado à Pedra Furada do Jalapão. Lá é possível contemplar tanto o nascer do sol como o pôr-do-sol acompanhado de araras e papagaios que vivem nesse ponto turístico, que sem dúvidas é uma experiência fantástica.
Projeto Rede de Agentes de Turismo
Por meio do Projeto Rede de Agentes de Turismo, o Sebrae tem apoiado a estruturação de produtos turísticos juntamente com os atores do território e suporte ao poder público local nas ações de fortalecimento da governança e políticas públicas para o turismo em todas as regiões do Tocantins.
Serras Gerais
Região repleta de formações rochosas, esculpidas pela ação das águas e dos ventos, e cortada por cânions, rios de água cristalina, e cachoeiras deslumbrantes, as serras gerais está localizada no sudeste do Tocantins e vem se destacando como novo polo de Ecoturismo no Brasil.