Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A unidade móvel do Hemocentro Palmas estará na frente da sede da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) na  próxima quinta-feira, 23, das 8 às 12 horas, para a realização de coletas de sangue. A ação atende requerimento do deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos) e será realizada em parceria com o gabinete do parlamentar, a Diretoria de Saúde desta Casa de Leis e o Hemocentro da capital.

A mobilização acontece na semana do Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro) e visa captar novos voluntários entre servidores, deputados, terceirizados e visitantes, desde que atendam aos pré-requisitos necessários para a doação.

Léo Barbosa destaca a importância da intensificação das doações neste período do ano. "O Dia Nacional do Doador de Sangue reforça a importância da ação voluntária no período que antecede as festividades do final do ano e das férias, porque as doações são reduzidas e a demanda aumenta. Quero convidar todos os nossos servidores e visitantes para participarem. Doar sangue é um ato de amor e cuidado com o próximo”, disse.

Requisitos básicos para doação

Apresentar documento oficial com foto;

Ter idade entre 16 e 69 anos (adolescentes devem apresentar consentimento formal do responsável legal);

Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

Pesar no mínimo 50 Kg;

Estar em boas condições de saúde e higiene no momento da doação;

Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.