Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Visando o fortalecimento do serviço oficial de inspeção, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) concluiu nesta sexta-feira, 24, um treinamento sobre higiene e segurança de alimentos para os servidores que atuam no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de alguns municípios do Estado. A capacitação teve início na segunda-feira, 20.

Segundo o gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio José de Sousa Caminha, o treinamento trouxe boas expectativas para o serviço oficial de inspeção. “Este treinamento foi muito importante para o serviço de inspeção no Tocantins que contou pela primeira vez com a presença dos SIM de vários municípios, e a contribuição de parceiros e colaboradores como o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Secretaria Estadual da Agricultura, a Agrodefesa de Goiás, o Ceulp/Ulbra e a UFT, e creio que os conteúdos teóricos e as aulas práticas vão auxiliar os nossos servidores que atuam nas indústrias para que estas, encaminhem produtos de melhor qualidade aos consumidores e assegure a saúde da população,” destacou, Antônio José.

A professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e do curso de Engenharia de Alimentos da UFT, doutora Claudia Cristina Auler do Amaral Santos, que contribuiu na capacitação disse que o curso prático realizado no laboratório da UFT, foi focado em duas áreas vitais: a análise microbiológica de mãos de manipuladores de alimentos e a análise de aeróbios mesófilos em alimentos. E que isso, reflete na importância da higiene pessoal e do controle microbiológico nos produtos alimentícios.

Ela ainda avaliou como positiva a parceria da UFT com a Adapec. “O comprometimento da UFT em fornecer uma educação de qualidade e a receptividade positiva dos participantes da Adapec demonstram o sucesso desta capacitação. Estou confiante de que as habilidades adquiridas contribuirão significativamente para o aprimoramento das práticas de higiene e segurança alimentar em suas respectivas áreas de atuação,” pontuou a professora Claudia Cristina Auler.

O inspetor sanitário do Serviço de Inspeção Municipal de Gurupi, Douglas Henrique Morais, ressaltou que o treinamento foi significativo para os servidores que atuam no SIM, pois abordaram temas relevantes, mostrando o leque da inspeção desde análises biológicas, clandestinidade, avaliação de planta e todo o processo da cadeia produtiva na inspeção. E que a partir de agora buscará aplicar na prática todos estes conhecimentos, para o crescimento e fortalecimento do serviço de inspeção.

O SIE conta atualmente com 43 estabelecimentos registrados entre frigoríficos, laticínios e entrepostos. E vem crescendo a cada ano no número de indústrias e de resultado na balança comercial, e tem se tornado referência no Brasil para os serviços de inspeção. Este ano recebeu auditoria do Mapa e alcançou um bom resultado no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) , mantendo-o em todos os seus escopos.