Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A capital do Tocantins está prestes a se tornar o epicentro da beleza e estética com a realização da 1ª ExpoBeleza Palmas, marcada para acontecer de 3 a 5 de fevereiro de 2024 no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. O evento, já agendado no calendário do município, irá apresentar inovações da indústria da beleza aos profissionais de estética, comércio varejista de cosméticos e consumidores em geral.

A iniciativa é da Prefeitura de Palmas, com o apoio de entidades como Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Sistema Fieto), Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Tocantins (Fecomércio), Associação da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), Instituto Embelleze, Conselho de Inovação e Desenvolvimento de Palmas.

Atualmente o Tocantins conta com 8.169 empresas no ramo da beleza, sendo que 37% delas estão sediadas em Palmas. Por isso, a expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) é que a ExpoBeleza atraia um público de aproximadamente 30 mil pessoas, não apenas de Palmas, mas vindos também do interior do estado e de estados vizinhos.

Para viabilizar a exposição, a prefeitura abrirá um edital para a utilização dos espaços, e os expositores não terão custos com os estandes. Em contrapartida, as indústrias e grandes distribuidoras deverão contribuir com oficinas, demonstrações ao vivo e palestras, além de preços atrativos para os profissionais e consumidores em geral.

Os setores em destaque na exposição incluem maquiagem, manicure, varejo profissional, móveis para salões de beleza, estética, negócios, entre outros. A estrutura também contemplará um espaço dedicado a capacitações, com pequenas oficinas e workshops ministrados por profissionais renomados nacionalmente, contará ainda com uma área destinada ao fechamento de negócios.

O secretário Tom Lyra destaca a importância do evento para impulsionar o mercado da beleza em Palmas, colocando a cidade no cenário nacional desse segmento. “A 1ª ExpoBeleza de Palmas surge em um momento estratégico, alinhada com as tendências de crescimento do setor e prometendo impulsionar não apenas o mercado local, mas também consolidar a cidade como referência nacional no segmento de beleza e estética”.

Mercado de Beleza 2024: Tendências e Oportunidades

A ExpoBeleza está em sintonia com o mercado da beleza que mostra sinais de um crescimento expressivo para 2024. De acordo com o site Statista, espera-se que o setor movimente cerca de 571,1 bilhões de dólares, representando um aumento de 8% em relação ao ano anterior. As projeções indicam que o nicho continuará em ascensão, atingindo a marca de 663 bilhões de dólares anuais em todo o mundo até 2027.

Esses números reforçam a importância do setor e as oportunidades que podem ser exploradas por profissionais da área de beleza. Dados da Abihpec revelam que o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking mundial do mercado consumidor de produtos de beleza, gerando 5,6 milhões de oportunidades de trabalho em 2022.

A ExpoBeleza de Palmas, portanto, surge em um momento estratégico, alinhada com as tendências de crescimento do setor e prometendo impulsionar não apenas o mercado local, mas também consolidar a cidade como referência nacional no segmento de beleza e estética.