Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Louise Maria/Secom-TO

Foto: Louise Maria/Secom-TO

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI/TO), deu início nessa terça-feira, 28, no município de São Félix do Tocantins, ao ciclo de reuniões com a população jalapoeira a respeito de alternativas que podem melhorar os serviços de uso público e visitação nos três atrativos que são de responsabilidade do Estado no Jalapão, sendo eles: Serra do Espírito Santo, Dunas, e Cachoeira da Velha/Fazenda Triagro. Ainda nessa terça-feira, a reunião também foi realizada no município de Mateiros.  

A ação tem como objetivo envolver ativamente toda a comunidade local na tomada de decisões e no planejamento de futuros projetos relacionados aos atrativos turísticos públicos do Jalapão. Outras pastas de Governo como o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), a Secretaria de Turismo (Setur), e a Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias) também estão atuando na construção e execução da agenda de diálogo.

“O Jalapão é uma prioridade do governador Wanderlei Barbosa e nós, enquanto Secretaria responsável pela governança do Programa de Parcerias e Investimentos, estamos visitando a região e conversando com a população sobre quais projetos podemos construir juntos. Concluímos as reuniões em São Félix e Mateiros com um saldo bem positivo e um diálogo bastante qualificado onde foi possível responder às dúvidas da população e ouvir presencialmente suas sugestões", explicou o secretário da SPI/TO, Thomas Jefferson.

Técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Instituto Semeia, instituição que apoia a implementação de parcerias para o desenvolvimento de novos modelos de gestão de áreas protegidas, também estão acompanhando o roteiro de reuniões dispostos a auxiliar o Governo do Tocantins no processo de preparação e estruturação de projetos que vierem a ser destinados ao Jalapão com o apoio da população. Lembrando que, é considerado como prioridade aquilo que for proposto pelas comunidades em harmonia com as políticas públicas do Estado.

Representando o Ministério Público Federal (MPF/TO), o procurador da República Álvaro Manzano acompanhou a reunião no município de Mateiros e reforçou a importância de que o diálogo esteja presente desde o início para que todos os atores envolvidos tenham total conhecimento do processo.

“As pessoas debateram com tranquilidade, fizeram perguntas, fizeram propostas, fizeram sugestões e apresentaram suas condições. As pessoas, quando não conhecem, temem, e quando as coisas estão sendo melhor elucidadas está havendo uma maior aceitação para desenvolvimento de um projeto em comum”, destacou o procurador.

Para o prefeito de São Félix do Tocantins, Carlos Irael Ribeiro, “é de fundamental importância que nesse novo momento o projeto seja formatado em parceria com os gestores públicos, comunidades, donos de operadoras e todos que tem envolvimento direto ou indireto com o território do Jalapão”.

O prefeito do município de Mateiros, João Martins Neto, reforçou que o melhor caminho para construir um projeto destinado aos atrativos públicos é ouvir o povo. “As pessoas estão saindo daqui com suas dúvidas respondidas, a sensação é de alegria em saber que o Jalapão vai se desenvolver muito e todo mundo vai ganhar, todo mundo vai crescer. A expectativa é que o processo continue assim, essa presença do Governo, do BNDES, do Ministério Público Federal, dá segurança pra gente e uma cara nova para o desenvolvimento do projeto”, afirmou o gestor.

Jalapoeira e diretora da Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (ACAPPM), Laudeci Ribeiro, parabenizou a iniciativa de diálogo proposta pelo Governo do Tocantins e enfatizou que o projeto precisa estar de acordo com as necessidades da população. “Esse projeto vai ser construído junto com a gente, a gente vai poder participar, então estamos a favor. Pela primeira vez parabenizo a ação do Governo de vir conversar com a gente, ouvir as pessoas, e fazer realmente essa construção junto conosco. Eu acredito que vai ser bem construído e será bom para todos”.

Diálogo nas comunidades quilombolas

Nos próximos dias, de 29 de novembro a 2 de dezembro, a equipe do Governo do Tocantins e entidades parceiras seguem para dialogar com as comunidades quilombolas que estão compreendidas no território do Jalapão. Deverão participar das reuniões representantes de cerca de 13 quilombos que serão ouvidos nos próprios territórios e convidados a manifestar seus anseios, receios, dúvidas e sugestões sobre a construção de um projeto que não apenas valorize os serviços nos atrativos turísticos públicos, mas que tenha impacto positivo em todo o território do Jalapão. (Secom/TO)