Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Fernanda Dias

Foto: Fernanda Dias

O Instituto Amigos dos Surdos (Instimas) recebeu na noite dessa quarta-feira, 29, em sessão solene da Câmara de Gurupi, uma moção de aplausos em virtude da luta pelos direitos dos surdos, sua inclusão na sociedade e melhora no atendimento perante aos órgãos públicos do município.

Referência na luta pelos direitos e a garantia da acessibilidade da comunidade surda em Gurupi, o professor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Fernando Roseno também recebeu as homenagens pelo reconhecimento do seu trabalho. A honraria foi uma iniciativa do vereador Rodrigo Maciel para homenagear o profissional e o Instituto. 

O Instituto Amigos dos Surdos é idealizado pelo casal Nina Ohana e Fernando Roseno. Desde de 2021 está no mercado, já são mais de 300 alunos atendidos pelo Instituto nos cursos de qualificação em Libras. De acordo com Roseno, esses alunos já contribuem para a comunidade surda nas diversas áreas da sociedade, como educação, saúde, atendimento psicológico entre outros.

“Eu e minha esposa ficamos muito honrados e surpresos com a homenagem recebida pela Câmara. Os surdos são pessoas invisíveis na sociedade, mas o reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. Convivo com a comunidade surda há mais de 20 anos, e sei o quanto eles sofrem com as barreiras que são impostas. Minha missão e a do Instituto é dar uma qualidade de vida para todos os surdos. A ideia é avançar com outras conquistas, eliminar barreiras e contribuir para que esses indivíduos sejam inseridos na sociedade de forma igualitária”, destacou Fernando Roseno.

Decisão judicial beneficia comunidade surda

Recentemente, o colegiado em segunda instância proferiu uma decisão favorável que obriga o município de Gurupi a fornecer intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para acompanhar pacientes surdos durante atendimentos médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A ação reflete um passo em direção à equidade no acesso aos serviços de saúde e à garantia de direitos fundamentais para os cidadãos surdos da região.

A determinação judicial consolida um compromisso público em garantir que todos os residentes de Gurupi, independentemente de suas limitações auditivas, tenham acesso pleno e digno aos cuidados médicos essenciais. Uma grande conquista que o intérprete Fernando Roseno lutou em prol da comunidade surda.

De acordo com Fernando Roseno, outro desafio para o próximo passo em defesa dos surdos é lutar para a inclusão no mercado de trabalho. Dessa forma, cabe à empresa e órgãos públicos conscientizarem de inserir e capacitar em virtude das suas deficiências, e como devem evitá-las para que ninguém se sinta excluído ou preterido no ambiente de trabalho.