Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo/Secom-TO

Foto: Esequias Araújo/Secom-TO

O governador Wanderlei Barbosa e a comitiva do Governo do Tocantins deram início nesta sexta-feira, 1° de dezembro, à participação na 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O evento, que reúne líderes mundiais, especialistas e representantes de diversas nações para discutir estratégias e soluções para os desafios globais relacionados às mudanças climáticas, promete ser um marco crucial nos debates sobre sustentabilidade e preservação ambiental.

O primeiro dia de compromissos do governador Wanderlei Barbosa e sua equipe foi marcado por uma série de encontros e eventos, destacando a participação no lançamento do Plano de Transformação Ecológica, mediado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O Plano é um novo instrumento de engajamento diplomático, que reposiciona o Brasil no sistema internacional e questiona paradigmas de desenvolvimento ao vislumbrar um novo papel para o Sul Global no mundo contemporâneo. Trata-se de uma proposta que apresenta a região como centro da economia verde ao defender uma globalização ambientalmente sustentável e socialmente inclusiva. O evento também contou com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; e da presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff. 

“Estamos em um evento onde diversas nações estão sendo representadas. Vejo aqui várias demandas em relação aos efeitos das mudanças climáticas, que atingem o Tocantins, visto o nosso calor excessivo e os fortes temporais fora do período esperado. Nós, do estado do Tocantins, temos muito orgulho, pois pensamos em pautas sustentáveis, alinhadas com o progresso social e a produção de alimentos, a exemplo do contrato firmado com uma empresa multinacional, que fomentará projetos, respeitando as pautas ambientais e nos colocando como o primeiro estado do Brasil a firmar um acordo como esse”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis, demonstrou otimismo com a chegada da comitiva no evento, evidenciando a receptividade dos demais estados brasileiros e das nações com a entrada do Tocantins no mercado voluntário internacional, na comercialização de créditos de carbono florestal. “Chegamos aqui com muita força e entusiasmo, pois é a primeira vez que o Tocantins participa desse evento com um projeto de carbono assinado, com a venda dos créditos de carbono sendo uma realidade. Estamos sendo destaque e chamando a atenção de muitos estados brasileiros e países. Somos o primeiro estado subnacional a vender os seus créditos nesta modalidade”, pontuou o secretário.

Além das atividades oficiais, a comitiva teve a oportunidade de conhecer projetos inovadores, apresentados por outras nações, buscando inspiração e possíveis parcerias para implementar soluções similares em território tocantinense. A troca de experiências e a busca por boas práticas têm sido um dos focos da participação do Tocantins na COP-28.

A secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, ressaltou que a participação da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) no evento representa um marco histórico, pois os povos tradicionais são peças fundamentais para as discussões ambientais. “Nós, povos originários, somos guardiões das florestas, prestamos serviços ambientais fundamentais para a vida da terra e estar aqui representa isso. Mesmo com toda a nossa responsabilidade com a terra, o nosso povo também sofre com os impactos das mudanças climáticas e trazer essa voz até aqui mostra que o Governo do Tocantins está alinhado com o Governo Federal, ao buscar soluções para um equilíbrio climático”, expressou a secretária. (Secom/TO)

(Esequias Araújo/Secom-TO)