Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) promoveram nessa terça-feira, 5, uma reunião no Centro Cultural Mauro Cunha para discutirem assuntos relacionados ao turismo. Na pauta do encontro, esteve o planejamento do carnaval de Gurupi 2024, entre outros eventos festivos que movimentam a economia local.

A reunião, que contou com a presença da prefeita Josi Nunes, vereadores, empresários, artistas locais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, abordou diversos tópicos do carnaval. Entre os temas em discussão: o local do evento, espaço para a matinê, programação para som automotivo, atrações e outros aspectos da principal festa do calendário de eventos do município.

A prefeita Josi Nunes enfatizou sua gestão colaborativa e reforçou que espera coletar o máximo de sugestões possíveis, tanto dos segmentos envolvidos no Carnaval, quanto da comunidade, para a realização de um grande evento. "Estamos aqui para ouvir e colher sugestões. Queremos que o Carnaval de Gurupi seja construído com a participação de todos, resultando em uma festa grandiosa para nossa comunidade. Por isso, fazemos questão de chamar os artistas, os empresários, as forças de segurança e a comunidade, para começarmos esse planejamento", disse.

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, que também é presidente do Comtur, ressaltou a importância de o conselho estar ativo e ampliando as conversas estratégicas para a realização dos eventos culturais em Gurupi. “O Comtur tem sido fundamental para organização e promoção dos eventos, entre eles, o Carnaval. Estamos intensificando as discussões e o planejamento para assegurar que cada detalhe seja cuidadosamente considerado. Queremos envolver a sociedade civil e a comunidade, ouvir suas ideias e garantir que o Carnaval e outros eventos sejam reflexos dos interesses e da cultura local", afirmou.

O major Pablo Brasil, representante do 4º BPM, reforçou a importância do planejamento antecipado. "Iniciar o planejamento com antecedência traz maior efetividade no trabalho da polícia e isso é fundamental para garantir a máxima segurança durante o evento e uma comemoração tranquila para todos os participantes”, destacou.

O empresário da rede hoteleira, Marcelo Zanella, citou que quanto mais organização tiverem os eventos em Gurupi, mais turistas virão para a cidade. “Por isso é importante debater sobre os eventos, pois são eles que geram essa movimentação turística em nossa cidade. O que queremos é ver o desenvolvimento do turismo em Gurupi com qualidade, segurança e menos impacto para os comerciantes”, relatou.

Local

Um dos aspectos de grande foco na reunião foi o local para a realização do Carnaval de Gurupi, atualmente realizado na Avenida Pará, próximo ao Centro Administrativo da UnirG. A possibilidade da mudança surge devido ao aumento no número de empresas instaladas na região. A Avenida C, no setor Nova Fronteira, foi levantada como uma das opções para a realização do evento e após a reunião, uma visita técnica foi realizada ao local para verificar detalhes logísticos, visando uma festa memorável e segura para os participantes.

Outra alternativa levantada durante a reunião foi a possibilidade de realização do Carnaval na Via da Integração Governador Siqueira Campos, que teve sua 1ª etapa recentemente inaugurada durante o aniversário de 65 anos de Gurupi.