Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Laiane Vilanova/Secom-TO

Foto: Laiane Vilanova/Secom-TO

A prevenção aos crimes de estelionato que ocorrem no Tocantins foi o tema da reunião entre o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, e os membros da Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins (OAB), realizada na manhã desta segunda-feira, 11, na sede da pasta.

O secretário de Estado da Segurança Pública explicou a atuação da Polícia Civil nesses casos e reforçou a importância de as vítimas registrarem o boletim de ocorrência, que é o primeiro passo para a responsabilização dos criminosos; e de enfatizar com as pessoas sobre as medidas de segurança. "O desejo, seja por dinheiro ou por algum bem, é o principal engodo que os golpistas usam para as práticas de estelionato; e é nesse ponto que precisamos agir", pontuou o secretário.

A vice-presidente da OAB, Priscila Madruga, explicou que a Ordem tem registrado diversos casos de estelionato no Estado, inclusive com escritórios de advocacia como vítimas. "Os golpistas entram em contato com as pessoas, se passam pelo escritório de advocacia e exigem valores em troca de uma suposta gratificação em dinheiro. Sensibilizados com essa situação, viemos solicitar orientação e nos colocamos à disposição para combater essa prática criminosa", explicou a vice-presidente.

Uma cartilha com orientações para a população e um workshop com os advogados foram ações sugeridas durante a reunião para contribuir no combate aos estelionatos no Estado. "Acredito que a cartilha será importante para conscientizar as pessoas, para que saibam identificar os sinais de um possível golpe, e com parceiros como a OAB, por exemplo, nossas chances de sucesso nesse sentido aumentam", ressaltou o secretário Wlademir.