Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com objetivo de formular, coordenar e executar políticas de garantia dos direitos das mulheres, a Prefeitura de Palmas criou a Secretaria Municipal da Mulher, que será comandada pela advogada Fernanda Teixeira Halum Pitaluga. “Me enche de orgulho estar prefeita e poder fomentar políticas públicas que priorizem os direitos das mulheres. A criação dessa secretaria vem ao encontro dos ideais de uma gestão que busca a igualdade e o respeito. Com esta importante iniciativa, com certeza, criaremos novas oportunidades para as mulheres e atuaremos de forma efetiva no combate a violência e o preconceito”, enfatizou a prefeita da Capital tocantinense, Cinthia Ribeiro. 

A alteração na estrutura administrativa da Prefeitura de Palmas foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) dessa quarta-feira, 3. A Lei 3.053, de 29 de dezembro de 2023, cria a Secretaria Municipal da Mulher; incorpora a Secretaria Municipal  de Assuntos Fundiários à Secretaria Municipal da Habitação, passando a nova nomenclatura de Secretaria Municipal da Habitação, Assuntos Fundiários e Energias Sustentáveis, com a junção das atribuições das duas pastas; e também altera o nome da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que passa a ser denominada Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial, que será comandado interinamente pelo economista Higor de Souza Franco.

A Secretaria Municipal da Mulher tem como objetivo articular, de forma intersetorial e transversal, junto aos órgãos e às entidades, públicos e privados, e organizações da sociedade civil, além de promover e executar programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, e, principalmente Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de violência. 

O DOM também traz as criações dos fundos municipais do Bem-Estar Social; dos Direitos da Mulher; do Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Tecnológico (Fundatec). (Secom Palmas)