Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Fred Borges/Secom Juiz Océlio Nobre (de coroa) foi o organizador da folia Juiz Océlio Nobre (de coroa) foi o organizador da folia

O governador Wanderlei Barbosa esteve presente na Folia de Santo Reis em Pequizeiro, neste sábado, 6, uma tradição que envolve os moradores da região. O gestor estadual esteve no evento, acompanhado da primeira-dama, Karynne Sotero, para a cerimônia simbólica da chegada da bandeira, ressaltando a importância cultural e religiosa que a celebração representa para a comunidade.

A celebração da Folia de Reis marca o nascimento de Jesus Cristo ao recriar a visita dos três Reis Magos à gruta de Belém para adorar o Menino-Deus. Ao comentar sobre a festividade, o governador Wanderlei Barbosa destacou a relevância de preservar e promover as tradições populares, ressaltando o papel fundamental das festas como meio de fortalecer os laços culturais e religiosos entre os cidadãos. “Tudo aquilo que o povo gosta nós gostamos. Estamos em uma  manifestação que é do povo brasileiro, a manifestação religiosa de Santo Reis, que diz muito sobre a nossa história e as nossas tradições. Estamos aqui para prestigiar a população”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

 Governador Wanderlei Barbosa e a primeira-dama, Karynne Sotero, durante a cerimônia simbólica da chegada da bandeira na Folia de Santo Reis em Pequizeiro (Foto: Fred Borges/Secom)

O organizador da folia, juiz Océlio Nobre, expressou sua gratidão pela presença do governador, enfatizando a importância do prestígio governamental, ressaltando ainda o empenho da comunidade em manter viva a tradição da Folia de Santo Reis. “A Folia de Reis é uma festa tradicional aqui da região, um evento que envolve a comunidade e estamos com expectativa de movimentar quatro mil pessoas durante a festividade. Pra nós, é uma importância muito grande a vinda do governador, pois mostra o compromisso e o respeito pela tradição do nosso estado”, pontua Océlio Nobre.

A celebração, que tem raízes profundas em diversas regiões do País, ocorrendo em Pequizeiro há mais de 40 anos, unindo as comunidades em torno da fé e da alegria compartilhada. Na Folia de Reis, conjuntos organizados percorrem as ruas urbanas ou áreas rurais, visitando lares, interpretando músicas populares e entoando cânticos bíblicos em reverência aos reis magos, bem como ao nascimento do menino Jesus.

Em Pequizeiro, no ano de 2024, a Folia foi adaptada. Ao invés de percorrer as casas como a programação tradicional, a família organizadora fez entrega de três casas nos bairros da cidade, readaptando o ato tradicional. As casas foram construídas com arrecadação popular e apoio da gestão municipal de Pequizeiro. 

Para o prefeito de Pequizeiro, Jucélio Nobre, o evento não apenas mantém viva a cultura popular, mas também contribui com o movimento local, potencializando setores da cidade e região. Na oportunidade o prefeito agradeceu a presença do governador Wanderlei Barbosa e parabenizou a participação popular na Folia. “Estamos recebendo o governador na festa que ocorre há mais de 40 anos no nosso município, o que para nós representa muita felicidade. A Folia de Reis movimenta toda a sociedade, unindo a nossa cidade com municípios vizinhos, tudo aqui é feito com muito carinho e pela comunidade”, comenta o prefeito.

Maria Alves da Cruz, nascida em Pequizeiro, fez a promessa em 2023 para que tivesse êxito em uma cirurgia delicada, com a graça alcançada veio agradecer na Folia. “Eu sou filha desta terra, acompanho a folia desde criança, sempre que posso venho participar do festejo. Pedi a Santo Reis por uma cura, por uma cirurgia, que foi um sucesso, para mim é uma emoção muito grande, viva Santo Reis”, afirmou Maria Alves, que atualmente mora em Catalão e veio especialmente pagar sua promessa em Pequizeiro.

Acompanharam o governador Wanderlei Barbosa na Folia de Santos Reis, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres; o presidente do Itertins, Robson Figueiredo; secretários de Estado; prefeitos das cidades circunvizinhas e demais autoridades. (Secom)