Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes/Adapec

Foto: Keven Lopes/Adapec

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está executando o Plano de Ação para garantir 100% de declaração das informações pecuárias do rebanho tocantinense e manter a atual condição sanitária para o comércio de animais, produtos e subprodutos. As atividades são preconizadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para vigilância à febre aftosa.

A medida é realizada após a etapa da campanha de informações pecuárias que ocorreu entre os dias 1º de novembro e 10 de dezembro de 2023, onde alcançou 96,1% de propriedades declaradas com exploração pecuárias, que têm as espécies bovinas, bubalinas, equídeas, suínas e aves.

O trabalho será realizado entre os meses de janeiro e abril deste ano pelas unidades da Adapec e abrangerá 3,9% das propriedades que deixaram de declarar, e que, portanto, descumpriram as normas, conforme prevê a legislação estadual e federal. “Por meio do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidato) é possível identificar os faltosos e notificá-los”, disse o Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires.

Entre as principais ações do plano de ação estão a identificação das propriedades inadimplentes, notificação aos produtores para realização da vigilância ativa no semestre da inadimplência e atualização das propriedades de maior risco no município.