Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

Foto: Lino Vargas/Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semeg), realizou nesta quarta-feira, 17, Formação Continuada destinada aos professores da rede municipal, visando o início do ano letivo de 2024. Entre os temas abordados nas palestras, o Desenvolvimento Socioemocional e seu Impacto nas Séries Iniciais.

O evento foi dividido em três locais distintos: o auditório do Centro Cultural Mauro Cunha e o auditório do Instituto de Assistência dos Servidores de Gurupi (Ipasgu), foram palco das atividades matutinas, enquanto o auditório do Campus I da UnirG receberá os participantes durante a tarde.

No Mauro Cunha, a capacitação direcionou-se aos professores da educação infantil, com foco especial no desenvolvimento socioemocional. A secretária Municipal de Educação, Cristina Donato, destacou a importância das formações continuadas durante a semana de acolhimento dos docentes para o ano letivo. "Dentro da programação da Semeg existem as formações continuadas e nesta primeira semana, dividimos por modalidades. Entre elas a formação da educação infantil, na qual trouxemos um pedagogo e psicólogo para conversar com os professores a respeito das competências socioemocionais dos alunos dentro da sala de aula. É uma oportunidade para os professores aprenderem e trocarem experiências", comentou.

O palestrante Fagner Batista, pedagogo, psicólogo e especialista em neuropsicologia, ressaltou a importância do desenvolvimento socioemocional, enfatizando seu impacto nas séries iniciais. "Quando se fala sobre desenvolvimento socioemocional, é a base para o desenvolvimento das habilidades sociais e nada melhor do que trabalhar com isso nas séries iniciais, onde está eclodindo a parte neuronal, neuroplasticidade e neurônios-espelhos. Quando se passa esse conhecimento para os professores, eles adquirem uma base para lidar com suas emoções, com flexibilidade cognitiva e com coerência comportamental a partir de contextos. Isso vai contribuir não apenas para a parte intelectual, mas também para a emocional, sendo de extrema importância nas vivências sociais e na parte técnica do profissional", explicou.

A professora do Pré II do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Irmã Divina, Leuda Sales, participou da formação e destacou a relevância dessas capacitações para o trabalho ao longo do ano letivo. "As formações promovidas pela Semeg são fundamentais para nosso aprimoramento como educadores. Elas nos proporcionam as ferramentas necessárias para lidar com os desafios da sala de aula. É uma base para aplicarmos os conhecimentos em nossas práticas pedagógicas e contribuir para um ambiente educacional mais rico e acolhedor", afirmou.